Meu Consentimento Não Respeitado: Sequelas Corporais e Sexuais em Estudantes Universitárias Vítimas de Violência Sexual

Autores

  • Giselle Pincheira Universidad de La Frontera
  • Maria Beatriz Reis Dionisio Universidade Federal de São Carlos
  • Sabrina Mazo D'Affonseca Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.23925/2764-8389.2023v3i2p29-60

Palavras-chave:

Violência, Universidade, Sequelas Corporais, Assédio sexual, Sexualidade

Resumo

Esta pesquisa buscou identificar possíveis consequências e impactos na corporeidade e sexualidade em estudantes que sofreram violência sexual dentro do contexto universitário. A metodologia foi de caráter qualitativo incluindo onze estudantes de graduação e pós-graduação de universidades públicas do interior do Estado de São Paulo, estas participaram de entrevistas semiestruturadas, baseadas em métodos visuais, as quais foram feitas no formato remoto. Os instrumentos utilizados foram: i) Questionário de caracterização das participantes; ii) Roteiro de entrevista semiestruturado, incluindo a técnica de Linha do Tempo e da cartografia corporal. Os resultados mostram que as estudantes estavam expostas a diversos cenários de violência no contexto universitário, experiências que produziram diferentes níveis de impacto no âmbito físico, psicoemocional, acadêmico, relações interpessoais e dificuldades de conectar com sua sexualidade e seu corpo após a agressão. O intuito das universidades deve estar dirigido a reduzir o impacto dos traumas, evitando a revitimização, trabalhando na prevenção de qualquer dano na população mais vulnerável da universidade.

Biografia do Autor

Giselle Pincheira, Universidad de La Frontera

Mestra em Psicologia, Universidade Federal de São Carlos. Diplomada em Dança, Movimento e Terapia, Universidade Mayor no Chile. Diplomada em Teorías de Género, desenvolvimento e Políticas Públicas da Universidade de Chile. é Bacharel e Licenciada em Sociología da Universidade Católica de Temuco, Chile. E-mail: gis.pincheira@gmail.com. Orcid ID: https://orcid.org/0000-0003-3453-306X. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6687525344324940. Chile.

Maria Beatriz Reis Dionisio, Universidade Federal de São Carlos

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (2015-2019), Mestre em Psicologia (UFSCar) e Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (PPGPsi-UFSCar). E-mail: beatrizreisdionisio@gmail.com. Orcid ID: https://orcid.org/0000-0001-5711-5237. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9021929939090844. Brasil

Sabrina Mazo D'Affonseca, Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (2003), mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (2005) e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (2013). E-mail: samazo@ufscar.br. Orcid ID: https://orcid.org/0000-0001-9103-0616. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0381029115416584. Brasil    

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Publicado

2024-03-04

Edição

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Artigos