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Wir Sind ein Volk

Identidade Alemã Antese e Depois da Queda do Muro de Berlim

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/2764-8389.2022v1i1p105-125

Palabras clave:

Alemanha, Muro, Signo, Ethos, Mídia

Resumen

Este trabalho busca apresentar uma análise sobre a construção do Ethos identitário da Alemanha após a construção do Muro de Berlim em 1961, posteriormente à sua queda em 1989 e na atualidade através das mídias digitais, durante as comemorações do 30º aniversário da reunificação do país, a partir de fotos e cartazes nestes três momentos, identificando os signos e significados que constroem seus discursos verbais e imagéticos. Para isso, usaremos os relatos de Ignácio de Loyola Brandão (2000) sobre sua experiência local na Alemanha dividida e depois unida, e a obra de Michael Meyer (2009) para a compreensão do panorama histórico dos 28 anos em que o Muro de Berlim e a divisão do país se manteve. Quanto à compreensão da representação atual da Alemanha, as reportagens dos jornais em plataforma digitais Deutsche Welle (2019), O Estado de São Paulo (2020) e BBC (2019) apresentam a realidade do país na atualidade, o que difere do discurso imagético construído em torno do marco histórico. Após o estudo, se tentará descobrir qual a identidade da Alemanha moderna pós-unificação e se é condizente com o que foi e é divulgado no passado e presente.

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Publicado

2022-07-31 — Actualizado el 2022-08-25

Versiones

Número

Sección

Artigos