Processos Seletivos para Cursinhos Populares: Experiência do CARDUME diante à pandemia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/2764-8389.2022v2i1p93-116

Palabras clave:

Educação, Cursinhos populares, Processo seletivo, COVID-19

Resumen

O termo equidade social significa reconhecer a existência de graus diferentes de vulnerabilidade e necessidade, de modo a tratar as condições desiguais na medida de sua desigualdade. Contudo, perseguir a equidade social e ao mesmo tempo selecionar educandos mantém-se como uma tarefa simultaneamente ingrata e necessária para a maior parte dos cursinhos populares, dadas suas capacidades limitadas de atendimento. Este artigo apresenta reflexões sobre a seleção de educandos realizada pelo Cursinho Popular Cardume em dois momentos distintos: a primeira realizada anteriormente à pandemia de COVID-19, no ano de 2020, e a segunda realizada durante esse período de crise sanitária, em 2021. Pautou-se por pesquisa bibliográfica e documental com análise quantitativa e qualitativa. Como resultado, entendeu-se que a pandemia influenciou no reordenamento dos instrumentos de seleção do citado cursinho popular neste território frente a conjuntura emergencial posta, consolidando uma bagagem técnica e histórica do espaço para assegurar a continuidade da oferta do curso pré-vestibular para o público-alvo que, em consequência, viabilizou mudanças no perfil das/dos candidatos.

Biografía del autor/a

Eduardo Henrique Moraes, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Eduardo Henrique Moraes Santos, ehm.santos@unifesp.br, Brasil, http://lattes.cnpq.br/9612970250573758, https://orcid.org/0000-0002-8000-9552. Assistente Social na prefeitura de Osasco/SP, atualmente vinculado ao Serviço de Família Acolhedora. Possui experiencia profissional como docente na UFES e como educador popular no Cardume – UNIFESP. Mestre em Serviço Social pela UNIFESP (2020), Especialista em Educação em Direitos Humanos pela UFABC (2022) e graduado em Serviço Social pela UFTM (2019). Doutorado em Serviço Social (PUC SP) e em Políticas Públicas (UFABC) em andamento.

Marcelo Domingues Roman, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Marcelo Domingues Roman, mdroman@unifesp.br, Brasil, http://lattes.cnpq.br/0228792315328026, https://orcid.org/0000-0001-8978-5315, Docente do Departamento de Políticas Públicas e Saúde Coletiva da UNIFESP – Campus Baixada Santista - e coordenador do cursinho popular Cardume da mesma instituição. Doutor (2007) e mestre (2001) em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP, tendo realizado estágio de doutoramento na Faculty of Education da York University, Toronto, Canadá, e pós-doutorado na Danish School of Education da Aarhus University, Copenhagen, Dinamarca. É graduado pelo Instituto de Psicologia da USP, com licenciatura pela Faculdade de Educação da USP e aprimoramento pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Tem experiência nas áreas de Psicologia e Educação, com ênfase em Psicologia do Ensino e da Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: adolescência em conflito com a lei, cotidiano escolar, análise institucional, etnografia das práticas educacionais, educação inclusiva e coordenação pedagógica.

Eduardo Rodrigues da Silva, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Eduardo Rodrigues da Silva, eduardo.silva@unifesp.br, Brasil, https://lattes.cnpq.br/1786185004291385https://orcid.org/0000-0003-3574-589X. Docente no ensino superior da FATEC-RL e de Cursinhos Populares (Cardume-UNIFESP, CPVAM-USP e Educafro-PG). Secretário Executivo (UNIFESP). Mestre em Ciências Humanas e Sociais (UFABC). Especialista em Neuropsicopedagogia (Faveni); Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (UFF) e em Pedagogia Empresarial (FIJ). Bacharel e Licenciado em Letras e Linguística (USP).

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Publicado

2023-02-28 — Actualizado el 2023-03-01

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Número

Sección

Artigos