Mídia e eleições: as entrevistas do Jornal Nacional aos candidatos à presidência do Brasil em 2014

Autores

  • Fernanda Cavassana de Carvalho Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Mídia e Política, Eleições 2014, Jornal Nacional

Resumo

Este artigo se propõe a analisar o conteúdo das perguntas feitas pelos apresentadores do Jornal Nacional (JN) aos principais candidatos à Presidência da República do Brasil em 2014 na série de entrevistas ao vivo realizada pelo programa. São utilizados, como aporte teórico, alguns conceitos sobre a relação entre mídia e política, especialmente no Brasil, e a importância da mídia e da imprensa no período eleitoral. Além disso, é realizada uma breve descrição histórica sobre a atuação do JN nas coberturas eleitorais presidenciais. A análise se dá de modo comparativo, quantificando a frequência de características encontradas nas entrevistas, de modo a encontrar similaridades e particularidades no diálogo com cada candidato. Verificou-se que participação dos jornalistas se sobressaiu a dos candidatos nas entrevistas, conduzidas de maneira firme e questionadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fernanda Cavassana de Carvalho, Universidade Federal do Paraná

Mestranda em Comunicação na Universidade Federal do Paraná (UFPR), área de concentração Comunicação e Sociedade e linha de pesquisa comunicação, política e atores coletivos. Membro do Núcleo de Pesquisa em Comunicação Política e Opinião Pública (CPOP) da UFPR. Possui pós-graduação lato sensu em Administração de Marketing e Propaganda (2013) pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e graduação em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo (2011) pela mesma instituição. É bolsista pela CAPES.

Downloads

Publicado

2014-11-20