A imanência da criação artística

elementos sobre o método de análise estética

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1982-6672.2022v15i43p64-83

Palavras-chave:

Estética Marxista, Imanência, Crítica Artística

Resumo

O artigo objetiva apresentar elementos acerca do método estético de análise. Com base sobretudo em Lukács, o texto opta por realizar um estudo teórico-bibliográfico que se fundamenta no materialismo histórico-dialético. Com essa metodologia, aborda-se a imanência da criação artística como proposta de análises de obras de arte, cujo exame estético não deve se dar sobre a subjetividade do criador, tampouco sobre a recepção, senão sobre a imanente relação que se forma entre a obra, o receptor e o criador. Esse debate possibilita que o artigo aponte o seguinte: o confronto entre a produção artística e a práxis cotidiana abre possibilidades para que o crítico possa adequadamente analisar se a obra reflete realmente os autênticos dramas humanos

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Biografia do Autor

Elandia Ferreira Duarte, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Possui graduação em pedagogia pela Universidade Regional do Cariri (URCA) e Especialização em Arte/Educação pela mesma instituição. Professora integrante do grupo de estudos e crítica de cinema - SÉTIMA, Pesquisadora do Instituto do Movimento Operário - IMO e do Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação, Estética e Sociedade - GPTREES. Servidora efetiva e afastada do quadro de professores da Educação Básica Municipal da Cidade de Brejo Santo - CE. Atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia Histórico-Cultural, Cinema e Estética lukacsiana.

Adele Cristina Braga Araujo, Instituto Federal do Ceará

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (2010). Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (2013). Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (2016). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE - Campus Quixadá, na subárea Fundamentos da Educação, Política e Gestão Educacional.

Karine Martins Sobral, Universidade Federal do Maranhão

Curso de licenciatura em ciências humanas/Sociologia. Fundamentos da educação.

José Deribaldo Gomes Dos Santos, Universidade estadual do Ceará

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA/2001), especialização em Gestão Escolar pela Universidade Estadual do Ceará (UECE/2003), mestrado em Políticas Públicas e Sociedade (UECE/2005), em 2006 fez estágio doutoral na Universidade do Porto (UP), e em 2009 concluiu o doutorado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Concluiu, em 2015, estágio pós-doutoral em Estética na Universidad Complutense de Madrid (UCM) com bolsa da CAPES. É Professor Adjunto da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC-UECE), atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UECE) e no Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE/UECE). É pesquisador do Laboratório de Pesquisas sobre Políticas Sociais do Sertão Central (Lapps-UECE). Desenvolve pesquisas nas áreas de Trabalho e Educação e Estética Marxista. Atua, principalmente, no exame da Educação Profissional e na Formação de Professores. Lidera o Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação, Estética e Sociedade (GPTREES). Membro da Câmara de Pesquisa da UECE. Membro do Conselho Editorial do Instituto Lukács.

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Publicado

2022-07-01

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Artigos