Educação e educação tecnológica no Brasil

trajetórias truncadas

Autores

  • Adriano Eurípedes Medeiros Martins Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM)
  • Luciano Marcos Curi Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM)

DOI:

https://doi.org/10.23925/1982-6672.2022v15i43p141-166

Palavras-chave:

Educação Brasileira, Ciência, Tecnologia

Resumo

A técnica e a tecnologia nos têm propiciado uma diversidade de produtos e máquinas. É justamente a maquinaria que dá maior visibilidade ao processo de transformação ciência em determinado objeto, seja este último material ou não. Nesse processo sistêmico há dois protagonistas: a técnica e a tecnologia. Noutros termos, trata-se da clássica relação do sujeito criativo com o seu objeto criado: convergência, num processo evolutivo truncado entre o Homo Faber com o Homo Sapiens. Fruto desse processo de idas e vindas, temos outra resultante dessa relação expressa na ruptura do sujeito com o seu objeto: com a maquinaria o sujeito torna-se, cada vez mais, dependente do equipamento e não da sua própria racionalidade. No Homo, que é tanto Faber como Sapiens, a técnica e a tecnologia compõem um todo indissociável do agir e da formação histórica do homem. A produção do homem é, concomitantemente, um processo de formação do homem. Há aqui uma relação implícita de identidade entre produzir e formar. Ora, por que produzimos seja lá o que for? Não seria isso uma espécie de resposta às contingências e demandas que o dia-a-dia ou a realidade efetiva e concreta - que nos rodeia e dentro da qual estamos inseridos – coloca-nos regularmente? Vimos que há, dado esse cenário, uma finalidade (telos) em nossas ações. Nossas ações nos transformaram e, ao mesmo tempo, transformaram o mundo à nossa volta com reflexos nas relações do homem consigo mesmo, com os outros e com o seu entorno. A partir dessas transformações, buscamos estabelecer o papel da Educação, especialmente na Educação Tecnológica nos desdobramentos desse complexo processo multifacetado. Por fim, com uma abordagem qualitativa da processualidade histórico-social, propomos descrever e explicar os principais fatores históricos, suas recorrências, que implicam num truncado desenvolvimento técnico e tecnológico, além dos seus profundos impactos na educação brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Adriano Eurípedes Medeiros Martins, Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM)

Possuo graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia (1998). Sou especialista em Administração Estratégica (2009) pela Uniminas. Tenho mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). Conclui o doutorado em setembro de 2011, na área de Filosofia Política pela UFMG. Iniciei em 2015 e conclui em 2016 o pós-doutorado na UFU. Desde 2010 sou professor (filosofia, ética, política e direito) do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) - Campus Uberaba. Sou membro ativo e regular de dois programas de Mestrado em Educação Tecnológica do IFTM. Tenho experiência na área de Filosofia, Sociologia, Direito e Educação Tecnológica. Estudo e pesquiso principalmente os seguintes autores e temas: Giambattista Vico, Renée Descartes, Thomas Hobbes, John Locke, Jean-Jacques Rousseau, Nicolau Maquiavel, Álvaro Vieira Pinto, Política, Ética, Direito e Educação Tecnológica.

Luciano Marcos Curi, Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM)

Graduado em História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araxá (1997), atual Uniaraxá, especialista em Teoria e Metodologia do Ensino e da Pesquisa em História e em História do Brasil República pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Mestre em História Social também pela UFU (2002). Doutor em História das Ciências pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010). Pós-Doutor em História pela UFU (2020). Possui experiência na docência em História no Ensino Fundamental, Ensino Médio (História, Geografia, Filosofia, Sociologia e Economia), Ensino Superior e Pós-graduação lato sensu e stricto sensu . Já lecionou vários cursos de extensão universitária. Tem experiência na pesquisa em História, com ênfase em História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: história das doenças, hanseníase, lepra, história local e saúde pública. Desenvolve pesquisas na área da Educação, Educação Profissional e Tecnológica e do Ensino. Atua no Mestrado Profissional em Educação Tecnológica (MPET) do IFTM-Câmpus Uberaba e no Mestrado Profissional em Educação Tecnológica ofertado em Rede Nacional (PROFEPT).

Referências

ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho. Ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo Editorial, 2003.

FRIGOTTO, Gaudêncio. A polissemia da categoria trabalho e a batalha das ideias nas sociedades de classe. Rio de Janeiro: Revista Brasileira de Educação, v. 14, n. 40, jan./abr. 2009.

FRIGOTTO, Gaudêncio, CIAVATTA, Maria e RAMOS, Marise. Ensino médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2012.

KOSIK, Karel. Dialética do Concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.

MOLL, Jaqueline et al. Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. Porto Alegre: Artmed, 2010.

MOURA, Dante Henrique (org.). Produção de conhecimento, políticas públicas e formação docente em educação profissional. Campinas: Mercado de Letras, 2013.

NEVES, Lúcia Maria Wanderley & PRONKO, Marcela Alejandra. O mercado do conhecimento e o conhecimento para o mercado. Rio de Janeiro: EPSJV, 2008.

OLIVEIRA, Francisco de. Crítica à razão dualista & O ornitorrinco. São Paulo: Boitempo, 2013.

OLIVEIRA, Francisco de & RIZEK, Cibele Saliba (orgs.). A era da indeterminação. São Paulo: Boitempo, 2007.

RODRIGUES, José. O moderno príncipe industrial: o pensamento pedagógico da Confederação Nacional da Indústria. Campinas/SP: Autores Associados, 1998.

SAVIANI, Dermeval. Sobre a concepção de politecnia. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1989.

SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Rio de Janeiro: Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 34, jan./abr. 2007.

SMITH, Adam. A Riqueza das Nações. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2 vol., 2016.

Downloads

Publicado

2022-07-01

Edição

Seção

Artigos