Pedagogias de memes pró-vácinas no contexto da Pandemia de Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1982-6672.2023v16i46p47-67

Palavras-chave:

Tecnologia Educacional, memes, vacinação, pandemia de Covid-19

Resumo

Os memes estão no centro da mediação do debate público de nosso tempo e foram amplamente utilizados no contexto pandêmico da Covid-19, especialmente nas campanhas pró-vacinas. Nesse contexto, o artigo buscou responder à questão: quais pedagogias foram construídas por meio da linguagem dos memes nas campanhas de vacinação contra covid-19 no Brasil? O objetivo foi analisar pedagogias produzidas por meio de memes da internet em campanhas oficiais de vacinação, a fim de destacar narrativas, discursos, sentidos e significados presentes. O método utilizado foi o qualitativo, de cunho descritivo e analítico. O método de análise foi a análise de conteúdo. O estudo concluiu que as apropriações e replicações de memes sobre vacinas articulam um repositório sobre diversos temas que mobilizam e geram diferentes discursos pedagógicos importantes para a divulgação científica que articulam e mediam as narrativas em rede.

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Biografia do Autor

Kaio Eduardo de Jesus Oliveira, SEDUC-SE

Professor Adjunto no Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas- CECULT da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia-UFRB. Doutor em Educação pela Universidade Tiradentes (Bolsa PROSUP/CAPES). Estágio doutorado sanduíche na Universidade Aberta de Portugal - UAB PT (Bolsa PDSE - 2017). Mestre em Educação pela Universidade Tiradentes (2015). Graduado em Geografia pela Universidade Tiradentes (2012). Lattes: http://lattes.cnpq.br/3068130562799977.

Edvaldo Souza Couto, UFBA

Possui pós-doutoramento em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Doutorado em Educação (UNICAMP), Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e graduação em Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). É professor Titular na Universidade Federal da Bahia (UFBA), no Departamento de Educação II. É professor permanente no programa de pós-graduação em Educação. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0777871871325302.

Cristiane de Magalhães Porto, UNIT

Doutora Multidisciplinar em Cultura e Sociedade - UFBA. Mestrado em Letras e Linguística UFBA. Pós-Doutora em Educação - Proped - UERJ. É professora Titular da Universidade Tiradentes - UNIT, onde atua como docente do Programa de Pós-Graduação, atua como editora científica desta Instituição. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3435445286863278.

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Publicado

2023-05-16

Edição

Seção

Artigos