Pedagogias de memes pró-vácinas no contexto da Pandemia de Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.23925/1982-6672.2023v16i46p47-67Palavras-chave:
Tecnologia Educacional, memes, vacinação, pandemia de Covid-19Resumo
Os memes estão no centro da mediação do debate público de nosso tempo e foram amplamente utilizados no contexto pandêmico da Covid-19, especialmente nas campanhas pró-vacinas. Nesse contexto, o artigo buscou responder à questão: quais pedagogias foram construídas por meio da linguagem dos memes nas campanhas de vacinação contra covid-19 no Brasil? O objetivo foi analisar pedagogias produzidas por meio de memes da internet em campanhas oficiais de vacinação, a fim de destacar narrativas, discursos, sentidos e significados presentes. O método utilizado foi o qualitativo, de cunho descritivo e analítico. O método de análise foi a análise de conteúdo. O estudo concluiu que as apropriações e replicações de memes sobre vacinas articulam um repositório sobre diversos temas que mobilizam e geram diferentes discursos pedagógicos importantes para a divulgação científica que articulam e mediam as narrativas em rede.
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