O uso do humor nas campanhas políticas brasileiras: Cultura Visual, Gênero, Educação e Memes

Autores

  • Kauane Moraes Bernardo Universidade Estadual de Maringá
  • João Paulo Baliscei Universidade Estadual de Maringá http://orcid.org/0000-0001-8752-244X

DOI:

https://doi.org/10.23925/1982-6672.2024v17i49p200-220

Palavras-chave:

Cultura Visual. Gênero. Política. Educação. Memes.

Resumo

Quando examinamos as imagens compartilhadas nas eleições, por candidatos/as e seus/as apoiadores/as, somos, também, convidados a pensar sobre a cultura visual resultante desse contexto e sobre quais narrativas, discursos e estereótipos são criados no uso dessas imagens. Neste artigo, partimos do pressuposto de que essas narrativas ensinam, de forma direta ou indireta, como um/a candidato/a deve se portar para que seja considerado/a um/a “bom político”. Para isso, recorrem ao humor e à abjeção, dentre outras estratégias. Como, visualmente, qualifica-se um/a candidato/a a partir da cultura visual contemporânea? O objetivo do artigo é analisar memes das eleições para presidente, em 2022, divulgados por candidatos/as e apoiadores/as, investigando as narrativas que esses elementos visuais criam. Para tanto, elaboramos esta pesquisa a partir dos Estudos de Gênero e dos Estudos da Cultura Visual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

AUTOR2; PAULINO, Maria Fernanda de Abreu. Memetizando em Sala de Aula: Memes, Leitura de Imagem e desafios da Educação Contemporânea. Palíndromo, Florianópolis, v.16, n.38, p.01-22, fev.- mai. 2024. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/24471.

BENJAMIN, Walter. (1936) A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. Porto Alegre: L&PM, 2018.

CHAGAS, Viktor. A cultura dos memes: aspectos sociológicos e dimensões políticas de um fenômeno do mundo digital. Bahia: Fapex - Edufba, 2020.

CORTÉS, José Miguel G. Hombres de mármol: códigos de representación y estrategias de poder de la masculinidad. Madrid: Editorial Gay y Lesbiana. 2004.

GIROUX, Henry. (1995) Memória e pedagogia no maravilhoso mundo da Disney. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Alienígenas em sala de aula: Uma introdução aos estudos culturais em educação. 11ª ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2013.

HERNÁNDEZ, Fernando. Catadores da cultura visual: transformando fragmentos em nova narrativa educacional. Porto Alegre: Mediação, 2007.

LOURO, Guacira Lopes. Corpos que escapam. Estudos feministas. Brasília, n. 4. ago.- dez. de 2003. Disponível em <http://www.unb.br/ih/his/gefem>. Acesso em fev. 2021.

SONTAG, Susan. Diante da dor dos outros. Tradução: José Rubens Novaes. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

TIBURI, Márcia. Como derrotar o turbotecnomachonazifascismo: ou seja lá o nome que se queira dar ao mal que devemos superar. 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

Downloads

Publicado

2024-08-30