O uso do humor nas campanhas políticas brasileiras: Cultura Visual, Gênero, Educação e Memes

Autores/as

  • Kauane Moraes Bernardo Universidade Estadual de Maringá
  • João Paulo Baliscei Universidade Estadual de Maringá http://orcid.org/0000-0001-8752-244X

DOI:

https://doi.org/10.23925/1982-6672.2024v17i49p200-220

Palabras clave:

Cultura Visual. Gênero. Política. Educação. Memes.

Resumen

Quando examinamos as imagens compartilhadas nas eleições, por candidatos/as e seus/as apoiadores/as, somos, também, convidados a pensar sobre a cultura visual resultante desse contexto e sobre quais narrativas, discursos e estereótipos são criados no uso dessas imagens. Neste artigo, partimos do pressuposto de que essas narrativas ensinam, de forma direta ou indireta, como um/a candidato/a deve se portar para que seja considerado/a um/a “bom político”. Para isso, recorrem ao humor e à abjeção, dentre outras estratégias. Como, visualmente, qualifica-se um/a candidato/a a partir da cultura visual contemporânea? O objetivo do artigo é analisar memes das eleições para presidente, em 2022, divulgados por candidatos/as e apoiadores/as, investigando as narrativas que esses elementos visuais criam. Para tanto, elaboramos esta pesquisa a partir dos Estudos de Gênero e dos Estudos da Cultura Visual.

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Citas

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Publicado

2024-08-30