A cobertura eleitoral dos jornais no Facebook em 2014: um estudo preliminar sobre a visibilidade dos presidenciáveis

Autores/as

  • Romer Mottinha Santos Universidade Federal do Paraná
  • Anne Caroline Pellizzaro Universidade Federal do Paraná - UFPR.
  • Márcio Cunha Carlomagno Universidade Federal do Paraná - UFPR.

Palabras clave:

Comunicação Política, Cobertura eleitoral, Eleição 2014, Candidatos à presidência

Resumen

O presente trabalho trata da cobertura eleitoral preliminar de 2014, em relação aos presidenciáveis Dilma Rousseff (PT), Aécio Neves (PSDB), Eduardo Campos & Marina Silva (PSB) na página do Facebook de jornais do Brasil. Os dados foram coletados nos meses de julho e agosto de 2014, por meio do aplicativo netvizz. O objetivo é identificar a visibilidade atribuída aos candidatos. A metodologia utilizada é quantitativa e de análise de conteúdo. Os resultados preliminares demonstram que das 17473 notícias coletadas, apenas 938 postagens (5,37%) são relacionadas à campanha eleitoral. Fato este que indica uma baixa cobertura eleitoral na timeline da página dos portais. Os dados também indicam que houve visibilidade distinta atribuída aos presidenciáveis, pois Dilma Rousseff teve 322 publicações, enquanto Aécio Neves foi citado em 170 notícias, Eduardo Campos e Marina Silva foram citados em 572 notícias, todavia a cobertura sobre estes candidatos intensificou após a morte de Campos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Romer Mottinha Santos, Universidade Federal do Paraná

Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Pesquisador do Núcleo de Comunicação Política e Opinião Pública (CPOP) da Universidade Federal do Paraná - UFPR.

Anne Caroline Pellizzaro, Universidade Federal do Paraná - UFPR.

Mestranda em Ciência Política, Universidade Federal do Paraná – UFPR. Membro do Núcleo de Pesquisa em Comunicação Política e Opinião Pública da Universidade Federal do Paraná - UFPR.

Márcio Cunha Carlomagno, Universidade Federal do Paraná - UFPR.

Mestrando em Ciência Política, Universidade Federal do Paraná – UFPR. Membro do Núcleo de Pesquisa em Comunicação Política e Opinião Pública da Universidade Federal do Paraná - UFPR.

Publicado

2014-11-20