Mídia e eleição: dimensão política da imprensa na disputa eleitoral brasileira

Autores/as

  • Vanderlei Castro Ezequiel Faculdade Cásper Líbero

Palabras clave:

Mídia. Eleição. Análise de discurso. Cenografia. Espetáculo.

Resumen

O objetivo deste trabalho é analisar a participação ativa da imprensa na disputa eleitoral, revelando seu papel estruturador do campo simbólico. Foram selecionadas sequências discursivas extraídas de matéria jornalística – publicada numa revista semanal de circulação nacional – que analisa um pronunciamento da presidente Dilma Rousseff. A principal orientação teórico-metodológica deste trabalho é a Análise de Discurso de linha francesa (Maingueneau; Charaudeau). Sendo assim, busca-se analisar o material coletado de modo a deixar que as sequencias discursivas selecionadas falem por si. As relações entre mídia, política e poder são abordadas a partir das reflexões dos autores: Chaia, Gonzaga Motta, entre outros. As teses da Sociedade do Espetáculo (Debord) suportam a análise crítica da sociedade midiatizada. Conclui-se que, num contexto democrático, a imprensa adquire poder como ator estruturador do campo simbólico, ganhando relevância no âmbito das conjunturas políticas, especialmente, nas disputas eleitorais.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Vanderlei Castro Ezequiel, Faculdade Cásper Líbero

Mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero; Especialista em Comunicação; Especialista em TI; Membro do grupo de pesquisa Comunicação e Sociedade do Espetáculo vinculado à CNPq.

Publicado

2014-12-23

Cómo citar

Ezequiel, V. C. (2014). Mídia e eleição: dimensão política da imprensa na disputa eleitoral brasileira. Aurora. Revista De Arte, Medios Y Política., 7(21), 81–98. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/aurora/article/view/22099