A Ley de Medios na Era Macri: reversão no processo de regulação da mídia na Argentina

Autores/as

  • Rodolfo Silva Marques Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS
  • Bruno da Silva Conceição Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palabras clave:

Argentina, Ley de Medios, Regulação da Mídia.

Resumen

A presidência de Mauricio Macri está cercada de polêmica com as medidas presidenciais tomadas contra a chamada Ley de Medios que regula os meios de comunicação na Argentina. A Ley 26.522 de Servicios de Comunicación Audiovisual, criada durante o governo de Cristina Kirchner, busca quebrar os oligopólios de mídia e democratizar o acesso à informação. Por acaso as alterações na Ley de Medios feitas pelo governo do novo presidente argentino, contra uma lei que busca interromper o oligopólio empresarial da informação, significará um retrocesso na regulação da mídia? Neste artigo discutimos as principais ações do governo Macri sobre a Ley de Medios nos primeiros meses de seu mandato. Os resultados indicam que houve uma forte interferência presidencial para que os efeitos da lei nos conglomerados de mídia sejam inócuos.

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Biografía del autor/a

Rodolfo Silva Marques, Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS

Professor Universitário da Universidade da Amazônia (UNAMA). Doutorando em Ciência Política (UFRGS).

Bruno da Silva Conceição, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em Ciência Política (UFRGS).

Publicado

2017-08-06