Futebol em tempos de ditadura: o Rio Grande contra o Brasil

Autores/as

  • Cesar Augusto Barcellos Guazzelli UFRS

Palabras clave:

Ditadura. Futebol brasileiro. Futebol gaúcho. Identidade nacional. Identidade regional.

Resumen

A ditadura militar que governava o Brasil comemorou em 1972 os 150 anos da Independência do país. Foi então realizada a Copa de Futebol Independência. Na formação da Seleção Brasileira pela Confederação Brasileira de Desportos, que organizava o futebol no país, não foi relacionado o jogador Everaldo, o único representante do estado do Rio Grande do Sul na Copa do Mundo de 1970, vencida pelo Brasil. Houve então uma grande reação na população deste estado contra a Confederação, a única manifestação pública na fase mais repressiva da ditadura. O texto discute a importância do futebol para a identidade nacional do Brasil, e também sua expressão no estado do Rio Grande do Sul.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Cesar Augusto Barcellos Guazzelli, UFRS

Doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor Associado 3 do Departamento de História e do PPG em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Publicado

2010-10-01

Cómo citar

Guazzelli, C. A. B. (2010). Futebol em tempos de ditadura: o Rio Grande contra o Brasil. Aurora. Revista De Arte, Medios Y Política., (9), 84–102. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/aurora/article/view/3756

Número

Sección

Artigos