Campanhas, meios e estratégias de comunicação: PSoL e REDE Sustentabilidade nas eleições de Jaú em 2016

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/1982-6672.2020v13i39p43-62

Palabras clave:

Campanhas eleitorais, eleições municipais, estratégias de campanha, HGPE.

Resumen

Este artigo discute a organização de campanhas eleitorais nos municípios, da seleção de candidatos e relação entre diretórios às estratégias de comunicação. Para atender a esse objetivo observamos PSoL e REDE em Jaú, o menor município do estado de São Paulo em que há acesso ao HGPE. Entrevistamos os candidatos de ambos os partidos e analisamos a dinâmica financeiras de suas campanhas – total, origem e alocação de recursos. Os resultados mostram que os líderes têm autonomia no planejamento e condução de suas campanhas, que o apoio de simpatizantes e militantes voluntários é central, e a limitação de recursos financeiros é um entrave para uma comunicação instrumental na TV e nas redes sociais.

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Biografía del autor/a

Mércia Alves, Universidade Federal de São Carlos

Doutora e Mestre em Ciência Política, com ênfase em Comunicação Política, pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da universidade Federal de São Carlos PPGPOL/UFSCar.

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Publicado

2021-03-03