Ensaios-Cognitivos-Coletivos: Citações e partilha do comum nos dispositivos artísticos do presente

Autores

  • Rogerio Vanderlei de Lima Trindade Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Palavras-chave:

Estética e arte relacional, Dispositivos do presente, Discursos sobre arte, Coletividades

Resumo

Este texto investiga a dimensão relacional inscrita nos dispositivos da arte do presente e seus possíveis atravessamentos coma teoria estética difundida pelo filósofo Nicolas Bourriaud – Estética Relacional – com sua abordagem sobre os novos ensaios-cognitivos-coletivos, observados nas proposições artísticas e suas formas a partir da década de 1990. A questão central focalizou-se na apreensão de como os pressupostos da estética relacional se articulariam com diferentes abordagens dos discursos emergentes sobre a arte contemporânea na atualidade. No intento de problematizar os discursos que legitimaram a arte moderna e outros discursos emergentes sobre a arte produzida pós 1960, foram elencados como aporte teórico, as teorias propostas por Nicolas Bourriaud, Giorgio Agamben, Michel Foucault, entre outros. A investigação analisou as formas pelas quais as manifestações contemporâneas da arte – aquelas que requerem a interação humana e que, não obstante constituem, neste entendimento, conjuntos de sociabilidades – têm sido propostas como dispositivos artísticos na atualidade.

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Biografia do Autor

Rogerio Vanderlei de Lima Trindade, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Mestre em Artes pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Especialista em Design de Superfície pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Bacharel em Desenho e Plástica pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Pesquisador do FLOEMA – Núcleo de estudos em estética e educação – UFSM.

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Publicado

2018-12-11