O desafio da gestão da educação na sociedade informacional
DOI:
https://doi.org/10.23925/1982-6672.2024v17i50p99-121Palavras-chave:
Gestão da Educação, Sociedade Informacional, CapitalismoResumo
Nesse ensaio, o objetivo é abordar a gestão da educação como um espaço de fricção entre interesses e expectativas contraditórias, para destacar como a natureza da gestão capitalista, no contexto da sociedade informacional e da efervescência das novas tecnologias de informação e comunicação (TICs), produz ali um rol de contradições e desafios para a educação. O método empregado na elaboração desse estudo foi a revisão narrativa de literatura, ilustrada por argumentação lógico-dedutiva e reflexão histórica. Como resultado, chega-se à sugestão de que o campo da educação, ao mesmo tempo em que se encontra obrigado (ou mesmo desejoso) em assimilar as novas TICs, estas chegam com a pretensão e potencial de ressignificar e transformar as bases dos processos de ensino e aprendizagem, relações de trabalho, métodos e procedimentos, objetivos etc. Tal dinâmica imporia à gestão da educação o desafio de contemporizar interesses contraditórios, num contexto de mudanças estruturais e incerteza.
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