O contra-hegemônico cinema revolucionário cubano
DOI:
https://doi.org/10.23925/1982-6672.2024v17i50p63-80Palavras-chave:
cinema cubano, cinema latino-americano, ICAIC, Nuevo Cine latinoamericanoResumo
Este artigo discorre sobre como a Revolução Cubana não apenas representou mudanças significativas no âmbito da geopolítica da América Latina, mas também impactou a produção cinematográfica da região ao romper com o modelo comercial imposto por Hollywood. Ao ver o cinema como uma ferramenta de educação e transformação social, o governo revolucionário teve a premente necessidade em criar no ano de 1959 uma instituição de fomento a atividade. O ICAIC, Instituto Cubano del Arte e Industria Cinematográficos, mesmo por entre conflitos, contradições e incertezas, estimulou desde o início uma produção decolonial e anti-imperialista ao contribuir na construção de um novo panteão heroico latino-americano e amparar a formação do Nuevo Cine Latinoamericano. Hoje, apesar das coproduções com outros países e um cenário midiático propício por meio da internet, ainda há uma restrição de acesso às produções cubanas mundo afora, efeitos do bloqueio econômico transecular imposto à ilha pelos EUA.
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