A PERCEPÇÃO DE GESTORES DE EMPRESAS SOBRE A CAPACIDADE DA ALAVANCAGEM DE NEGÓCIOS POR MEIO DA VISÃO, MISSÃO E VALORES: EMPRESAS SEDIADAS EM CIDADES DA BAIXADA FLUMINENSE – RIO DE JANEIRO
Keywords:
Visão, Missão, Valores OrganizacionaisAbstract
O objetivo nessa pesquisa empírica foi avaliar como as Pequenas e Médias Empresas (PMEs) do Município de Seropédica e seu entorno, no estado do Rio de Janeiro, usam os componentes do planejamento estratégico “visão, missão e valores” para alavancarem os seus negócios. A pesquisa é do tipo survey com amostra de 108 empresas respondentes. Os resultados demonstram que mais da metade destas empresas entende a importância destes componentes do planejamento estratégico para o aumento da competividade de seus negócios. Por outro lado, há razoável parcela de respondentes ainda não seguros da utilização da visão, missão e valores como algo a orientar as ações estratégicas e comerciais das organizações. O trabalho apresenta resultados relevantes para uma região onde as empresas estão localizadas no trajeto entre duas grandes metrópoles brasileiras, São Paulo e Rio de Janeiro.References
BLANKSON, C. (2008). Consumer perceptions of UK plastic card brands’ market positions and positioning strategies. Journal of Retail Marketing Management Research, 1(2), 1-16.
CARDOSO, Rodolfo; GONÇALVES Alda; PROENÇA, Adriano; MATHIAS, Alexandre; PEREIRA NETO. André de Faria; DA SILVA, Carlos Eduardo Lopes; KARREL, Daniel; TAMMELA, Iara; FUNKEL, Jaime; ARANHA, José Alberto; DE OLIVEIRA, Lucia Barbosa; CAVALCANTI, Marcos; BARRETO, Pedro; CASTRO, Priscila; CLEMENTE, Rafael; NARCIZO, Ramon Baptista. Manual de Gestão para MPEs Inovadoras. Rio de Janeiro: Rede de Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro, 2011.
COSTA SOUSA, Jonilto; CAMARGO DIAS, Pedro Henrique Rodrigues. Integração do planejamento estratégico ao pensamento estratégico. Ciências da Administração, v. 19, nº 47, 29-44, Abril, 2017.
DAVID, Fred R. e DAVID, Forest R. Strategic Management – A Competitive Advantage Approach Concepts and Cases. 16th. ed. Global Edition: Pearson Education Limited, 2017.
FIAT. Institucional – Gestão. Disponível em: <http://www.fiat.com.br/institucional/gestao.html>. Acesso em: 29/09/2016.
GOSENDO, Eliana Elisabete Moreira; TORRES, Cláudia Vaz. Influência dos valores organizacionais sobre estilos de gerenciamento em empresas de pequeno porte. Paideia, v. 20, nº 45, 29-38, Jan./Abr., 2010.
JOTFORM. The easiest way to create forms and collect data. Disponível em: <https://www.jotform.com/?utm_source=2017-nonprofit&utm_medium=email&utm_content=header_logo&utm_campaign=2017-nonprofit-1&username=sboliver>. Acesso em: 13 de abril de 2018.
MINTZBERG, H. The Rise and Fall of Strategic Planning. USA: THE FREE PRESS, 1994.
MINTZBERG, H. e QUINN, J.B. The Strategic Process: concepts, context, case. Ney Jersey: Prentice Hall, 1996.
MUSSOI, Alex; LUNKES, Rogério João; DA SILVA, Rodrigo Valverde. Missão Institucional: Uma análise da efetividade e dos principais elementos presentes nas missões de empresas brasileiras de capital aberto. REGE, SP, Brasil, v. 18, nº 3, 361-384, Jul./Set., 2011.
OLIVEIRA, S.B. e VALE, R. (Org.), MAHLER, C.F., MENDES, O.F., XAVIER, L.H., CARDOSO, R.S., PEIXOTO, J.A.A., ALMEIDA NETO, M.A. e SANTOS, V.S. Gestão Por Processos: Fundamentos, Técnicas e Modelos de Implementação. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2012.
RODRIGUES, E.D. e LEITE, F. T. Planejamento Estratégico – Uma Oportunidade para a Participação. Revista Gestão e Planejamento, Salvador, Brasil, nº 13, 32-45, Jan./Jun. 2006.
SCOTT, C.D., JAFFE, D.T. e TOBE, G.R. Visão, Valores e Missão Organizacional: construindo a Organização do Futuro. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1998.
SHELLI, B. (2015). From Strategic Planning to Strategic Positioning. Denver CO: Conservation Impact & Nonprofit Impact, 2015. Disponível em: <http://conservationimpactnonprofitimpact.com/FromStrategicPlanningtoStrategicPositioning.pdf>. Acesso em: 03 de março de 2019.
SOUZA, C.M.L., Entre o Planejamento Estratégico Formal e Informal: um Estudo de Caso Exploratório sobre a Prática de Estratégia nas Organizações. RAC, Curitiba, Brasil, v. 15, nº 5, art. 4, 855-876, Set./Out., 2011.
TOYOTA. Terra Sol. Disponível em: <http://www.terrasol-veiculos.com.br/missao-visao-e-principios>. Acesso em 29/09/2016.
Downloads
Published
Issue
Section
License
A revista Caderno de Administração reserva a si o direito de divulgar os trabalhos recebidos, para fins não-comerciais, mantendo sempre a identificação clara de seus autores e fontes.