Sobre a Revista

Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Cadernos de Subjetividade pretende ser um espaço de reflexão e foco de irradiação de todo tipo de produção que tenha como eixo a questão da subjetividade.

 

Políticas de Seção

Artigos

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Entrevistas

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os Cadernos de Subjetividade adotam o sistema de dupla avaliação cega por pares. A avaliação segue os seguintes passos:
- após a submissão, o manuscrito passa por verificação dos requisitos mínimos, tarefa executada pelos editores. Será verificado normas técnicas e anonimato do arquivo.
- Essa etapa tem em vista a adequação ao perfil editorial da revista e atendimento a normas técnicas mínimas, verifica-se o efetivo anonimato do arquivo, seja em seu corpo, seja em suas "Propriedades". Submissões inadequadas podem ser recusadas nessa fase inicial. Contudo, inadequações ao perfil editorial podem ser detectadas apenas em momento posterior.
- Os avaliadores são designados segundo sua competência na linha de pesquisa, consideradas adicionalmente outras especificidades conforme o caso.
- O tempo padrão para conclusão das avaliações é contado a partir da confirmação de disponibilidade pelo parecerista, sendo-lhe dado o prazo de 2 semanas. Descumprido o prazo, o parecerista será substituído. Por razões alheias e forças maiores, o tempo de avaliação pode se estender, devendo o autor contatar o editor sempre que julgar necessário, jamais submetendo seu manuscrito a outro periódico sem comunicação escrita de sua decisão.
- Todos os manuscritos recebidos têm considerados o ineditismo, a originalidade, a relevância da contribuição para os estudos de Subjetividade e a correção ortográfico-gramatical.
- No caso dos artigos, são decisivos o rigor e a consistência argumentativa. No caso das resenhas, a abordagem crítica de obra, o domínio do contexto em que se insere e sua data de publicação. No caso das traduções, além do cumprimento das disposições legais, o rigor técnico e o interesse geral de sua difusão em língua portuguesa na versão apresentada.
- É prerrogativa do Editor selecionar o que dentre as observações constantes em parecer é passível de transmissão ao autor no sentido de contribuir para o aprimoramento de seu trabalho.
- A aprovação do manuscrito não garante sua publicação imediata. Sua inclusão no cronograma será objeto de análise pelo Conselho Editorial e a decisão comunicada ao autor principal cadastrado.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.