Sobre a Revista

Apresentação

A Revista Científica CINTEC publica Artigos de Opinião e Relatos Tecnológicos de Contabilidade, Inovação e Tecnologia inéditos, de qualidade, oriundos de pesquisadores e profissionais nacionais ou estrangeiros, da área de Ciências Contábeis e Gestão.

O foco consiste na divulgação de dois tipos de produção:

  1. Artigos de opinião, sendo os autores profissionais convidados, do Brasil e do experior,  pelo notório saber na área.   
  2. Relatos tecnológicos com foco no desenvolvimento de projetos, de produtos ou na aplicação do conhecimento; portanto nesta seção, não são aceitos ensaios ou reflexões apenas teóricas, nem pesquisas bibliométricas ou aplicação de modelagens estatísticas, sem uma clara aplicabilidade prática.

 

Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Processo de Avaliação por Pares

Periodicidade

Política de Acesso Livre

Arquivamento

Histórico do periódico

Taxas cobradas pela revista

Anti-plágio

DORA

Creative Commons

 

 

Foco e Escopo

A Revista contempla três seções que são as seguintes:

  1. Editoriais: Com o objetivo de divulgar as políticas e atualizações sobre a revista e destacar as edições da Revista.
  2. Artigos de opinião: Elaborado por docentes convidados que são baseados em teoria, porém destacando a análise dos profissionais de notório saber.  Estes artigos consistem em apenas um por edição, não são submetidos à avaliação de pares e tem formato livre, podendo ser construções teóricas ou revisões de literatura. 
  3. Relatos Tecnológicos: Com o desenvolvimento de pesquisa ou projetos inovadores. A inovação pode ser registrada por meio de novas teorias, desenvolvimento de teorias antigas ou aplicação de antigas teorias em situações novas a fim de solucionar problemas institucionais. Todos os Relatos Tecnológicos são submetidos à avaliação por pares descrita a seguir: 

Processo de Avaliação por Pares

Os artigos são encaminhados para dois avaliadores (double blind review), garantindo-se sigilo e anonimato tanto do(s) autor(es) quanto dos pareceristas. Os pareceristas analisam a originalidade do assunto, a contribuição para a área, o tratamento apresentado, a clareza da redação e a normalização das citações e referências bibliográficas. Caso um dos pareceres seja positivo (com ou sem modificações) e outro seja negativo, o Editor recorre a um terceiro avaliador para solucionar o impasse. Somente são publicados os artigos aprovados por pelo menos dois pareceristas.

Periodicidade

A frequência da Revista é semestral, sendo publicado um volume anual, em duas edições. As publicações ocorrem em maio e novembro de cada ano.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. https://www.lockss.org/.

Histórico do periódico

O periódico é uma revista on-line, criada em 2023, com o objetivo de divulgar trabalhos de qualidade na área de Ciências Contábeis e Gestão. O diferencial é o fato de os Relatos Tecnológicos valorizarem a aplicação e a solução de problemas, unindo o universo da pesquisa com o ambiente corporativo.   

A Revista resulta de uma parceria entre o Mestrado Profissional em Ciências Contábeis, Controladoria e Finanças da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e a o Instituto de Contadores do BRASIL (ICBR).

Taxas cobradas pela revista

A Revista Científica CINTEC não cobra qualquer valor para nenhum dos serviços; portanto, não há taxas para submissão, análise, revisão ou publicação.

Anti-plágio

Verifica-se a existência de plágio em todos os artigos por meio do software CopySpider.

 

 

A Revista Científica CINTEC apoia a Declaração de São Francisco sobre Avaliação de Pesquisa (DORA)