Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está com espaço entre linhas de 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • O artigo contém entre 12.000 a 30.000 caracteres sem considerar espaços, tabelas, figuras e as referências ao final.
  • O texto deve seguir rigorosamente os padrões da APA (American Psychological Association), em sua última edição.
  • Foram preenchidos os metadados, com o nome completo, e-mail e filiação.
  • Foi elaborada a declaração de direito autoral como arquivo complementar, assinada por todos os autores, enviada como arquivo complementar no momento da submissão.

 COMPONENTES DO RELATO TECNOLÓGICO

  • O artigo foi dividido em subtítulos numerados sequencialmente, sendo composto, no mínimo, com os seguintes itens:
  • Título no idioma original, que pode ser português, espanhol ou inglês.
  • Título em um segundo idioma, que deve ser inglês. No caso do primeiro idioma ser inglês, o segundo pode ser português ou espanhol.
  • Resumo estruturado no idioma original: O resumo deve conter no máximo 250 palavras com os seguintes tópicos:
    1. Objetivo principal da pesquisa
    2. Diagnóstico da problematização e/ou oportunidade
    3. Metodologia/ abordagem
    4. Resultados/Aplicação
    5. Contribuições
  • Palavras-chave
  • Resumo estruturado no segundo idioma original
  • Palavras-chave no segundo idioma.
  1. Introdução: Contendo Contextualização, Diagnóstico, Problema de pesquisa ou Ssolução Corporativa que se pretende buscar e o Objetivo da pesquisa.
  2. Referencial teórico: O referencial deve ser estruturado para definir os conceitos operacionais que serão utilizados na pesquisa e identificar pesquisas recentes sobre a temática, preferencialmente dos últimos 3 anos.
  3. Métodos ou procedimentos realizados: Descrever como foi desenvolvido o relato tecnológico e a realidade investigada. Os autores podem descrever ambientes internos externos e detalhar processos.
  4. Resultados ou discussões demonstrando proposta de Inovação e contribuição tecnológica ou social.
  5. Considerações Finais.

       - Referências.

ILUSTRAÇÕES

Tabelas e figuras: As ilustrações são classificadas apenas como tabelas ou figuras, nunca como Quadros ou Gráficos. Devem ser numeradas consecutivamente com numerais arábicos e inseridas no local apropriado no corpo do texto. Devem ser utilizadas somente para apresentar os dados que não podem ser descritos no texto.

Os autores deverão limitar as tabelas e as figuras ao estritamente necessário. As tabelas e figuras deverão ter seu próprio título. Na preparação do material ilustrativo e das tabelas, deve-se respeitar o tamanho da página útil. O Número e o título das tabelas devem estar acima, enquanto para as figuras devem vir abaixo das mesmas.

Todas as tabelas e figuras devem ter fontes e ser enviadas em formato editável.

CITAÇÕES NO TEXTO

Referências no texto devem seguir rigorosamente os padrões estabelecidos pela APA.

NOTAS EXPLICATIVAS

Notas explicativas são utilizadas apenas para as informações na folha de rosto. São numeradas consecutivamente dentro do texto e colocadas no final da folha de rosto, não sendo aceitas em outras páginas.

REFERÊNCIAS AO FINAL

As referências deverão ser citadas no final do artigo, em ordem alfabética, de acordo com o sobrenome do primeiro autor e obedecendo à data de publicação, ou seja, do trabalho mais recente para o mais antigo. Não devem ser abreviados nomes de autores, títulos de periódicos, livros, editoras, cidades etc. Devem ser observados rigorosamente os padrões técnicos estabelecidos pela APA.

IMPORTANTE

Os textos devem ser enviados após rigorosa revisão ortográfica.

A Comissão Editorial não aceita textos fora das normas estabelecidas e reserva-se o direito da decisão final quanto à publicação dos mesmos.

Uma vez publicados os trabalhos, a CINTEC se reserva todos os direitos autorais, permitindo, entretanto, a sua posterior reprodução, com a devida citação da fontes.

RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA

Os artigos cujos autores são identificados representam o ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da CINTEC.

A recepção de textos para publicação é contínua ao longo de todo o ano.

CONFLITOS DE INTERESSES

Conflitos de interesses podem surgir quando autores, revisores ou editores possuem interesses que, aparentes ou não, podem influenciar a elaboração ou avaliação de manuscritos. O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira.

Quando os autores submetem um manuscrito, eles são responsáveis por reconhecer e revelar conflitos financeiros ou de outra natureza que possam ter influenciado seu trabalho. Os autores devem reconhecer no manuscrito todo o apoio financeiro para o trabalho e outras conexões financeiras ou pessoais com relação à pesquisa. O relator deve revelar aos editores quaisquer conflitos de interesse que poderiam influir em sua opinião sobre o manuscrito, e, quando couber, deve declarar-se não qualificado para revisá-lo. Se os autores não tiverem certos do que pode constituir um potencial conflito de interesses, devem contatar a secretaria editorial da Revista.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Os nomes e endereços informados nesta revista são usados exclusivamente para os serviços prestados pela Revista CINTEC, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Relatos Tecnológicos

Os Relatos Tecnológicos buscam divulga pesquisas ou projetos inovadores. A inovação pode ser registrada por meio de novas teorias, desenvolvimento de teorias antigas ou aplicação de antigas teorias em situações novas a fim de solucionar problemas institucionais.

Portanto, não são aceitos ensaios ou reflexões apenas teóricas, nem pesquisas bibliométricas ou aplicação de modelagens estatísticas, sem uma clara aplicabilidade prática.

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