Análise dos Impactos Causados em uma Fintech Pós-Aquisição Acionária:
um Estudo de Caso
Palavras-chave:
fintech, aquisição de empresas, Ewally, Grupo CarrefourResumo
Objetivo principal da pesquisa: analisar as transformações e evoluções ocorridas em uma fintech, após aquisição de suas ações por outra empresa.
Diagnóstico da problematização e/ou oportunidade: as fintechs englobam um vasto repertório de tecnologia e apresentam uma estrutura de capital que as empresas tradicionais de grande porte possuem; o presente estudo investiga os impactos, qualitativos e quantitativos, que uma fintech experimenta, após a aquisição de parte de suas ações por uma empresa, considerando o fato de as fintechs serem um ramo de negócio que emergiu recentemente, pelo avanço da era tecnológica no mundo globalizado. Este estudo busca responder à seguinte pergunta: quais os impactos causados em uma fintech, pós-aquisição acionária?
Metodologia/abordagem: este artigo fundamenta-se em um estudo de caso da empresa Ewally, uma fintech de pagamentos que vendeu 49% de suas ações para o Grupo Carrefour.
Resultados/aplicação: a parceria entre as empresas resultou em oportunidades de negócios para a Fintech analisada, permitindo a sua evolução financeira e fortalecimento de sua posição no mercado. Contudo, impactos negativos também foram evidenciados, incluindo a complexidade em atrair novos investidores devido à presença proeminente do Carrefour nas ações da Ewally, bem como divergências de objetivos e um choque de culturas decorrentes das distintas atuações setoriais das empresas.
Contribuições: analisar alguns dos impactos, qualitativos e quantitativos, sofridos por uma fintech após aquisição de suas ações por uma empresa tradicional e de grande porte.
Referências
Banco Central do Brasil.(n.d). Estatísticas de Meios de Pagamentos. Portal Banco Central do Brasil. https://www.bcb.gov.br/estatisticas/spbadendos
Banco Central do Brasil.(n.d.). Fintechs. Portal Gov.br.
https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/fintechs
Banco Interamericano de Desenvolvimento.(2024). Estudo: Ecossistema fintech na América Latina e no Caribe supera 3.000 startups. Portal Banco Interamericano de Desenvolvimento. https://www.iadb.org/pt-br/noticias/estudo-ecossistema-fintech-na-america-latina-e-no-caribe-supera-3000-startups
Brealey, R. A., Myers, S. C., & Allen, F. (2013). Princípios de Finanças Corporativas. AMGH.
Dutra, D. (2015). Tipos de aquisição de empresas e suas principais vantagens. https://capitalinvest-group.com/pt/tipos-de-aquisicao-de-empresas/
Ewally Instituição de Pagamento (n.d.). Plataforma de Embedded Finance. https://www.ewally.com.br/
Fachini, T. (2023). Due diligence: o que é, tipos e como fazer. Projuris Sof Plan. https://www.projuris.com.br/blog/o-que-e-due-diligence/.
Figo, A., & Lewgoy, J. (2019). O guia essencial das Fintechs. Trechos.org. https://trechos.org/trecho-de-o-guia-essencial-das-fintechs-por-anderson-figo/.
Hoffmann, V. E., Vieira, D. P., & de Menezes, K. L. C. M. (2017). IPOS, Setores, Nacionalidade e experiência: o que importa para o sucesso das estratégias de fusão e aquisição? Revista Ibero Americana de Estratégia, 16(1), 22-37.
Institute for Mergers, Acquisitions & Alliances (imaa). (n.d.). Fusões e Aquisições Brasil. https://imaa-institute.org/mergers-and-acquisitions-statistics/ma-statistics-by-countries/.
Johnson, G., Scholes, K., & Whittington, R. (2007). Explorando a estratégia corporativa:
textos e casos. Bookman.
KPMG Corporate Finance.(2021). Fusões e Aquisições 2021 – 1º trimestre.
https://home.kpmg/content/dam/kpmg/br/pdf/2021/07/fusoes-e-aquisicoes-2021-1-semestre.pdf.
KPMG International Cooperative. Pesquisa KPMG sobre fusões e aquisições na América Latina 2023. Portal KPMG Auditores Independentes Ltda. https://kpmg.com/br/pt/home/insights/2023/06/kpmg-2023-m-and-a-in-latam-survey.html.
Machado, B. Q., Gomes, F. R. A., Viana, G., & Mota, Y. R. (2021). Análise dos impactos do processo de fusão e aquisição em uma empresa do mercado financeiro. https://repositorio-pi.animaeducacao.com.br/server/api/core/bitstreams/06c9bb03-b442-450a-a8c3-9c8d110bd703/content.
Mercado e Consumo: Redação. (2022). Livro tenta desvendar por que grandes empresas, como Magalu, investem em startups. Portal Mercado & Consumo Publicações e Mídia Ltda. https://mercadoeconsumo.com.br/10/05/2022/destaque-do-dia/livro-tenta-desvendar-por-que-grandes-empresas-como-magalu-investem-em-startups/?cn-reloaded=1.
Oliveira, A. P. de, Duarte, D., & Cordeiro, A. M. (2019). FinTech - Desafios da Tecnologia Financeira. (2ª ed.). Editora Leya, Coimbra.
Pagnussat, A., & Rodrigues, V. (2019). Impacto das fusões e aquisições na rentabilidade das empresas adquirentes: uma análise das empresas brasileiras do setor de tecnologia da informação no ano de 2017. Revista Científica da AJES. https://www.revista.ajes.edu.br/index.php/rca/article/download/321/261.
Ross, S. A., Westerfield, R. W., & Jaffe, J. F. (1995). Administração financeira: corporate
finance. São Paulo: Atlas.
Ross, S. A., Westerfield, R. W., & Jaffe, J. F. (2002). Administração Financeira: Corporative Finance. (2ª ed.). São Paulo: Editora Atlas.
Vermeulen, F., & Barkema, H. (2001). Learning through acquisitions. Academy of Management Journal, v. 44, n.3, 457-476.
Yin, R. K. (2005). Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre, RS: Bookman.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Científica Cintec.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1 - Os textos publicados na revista são de inteira responsabilidade de seus autores.
2 - É permitida a reprodução, desde que citada a fonte e o autor.
Após o artigo aprovado, o autor principral deverá enviar declaração, conforme o modelo: