Análise dos Impactos Causados em uma Fintech Pós-Aquisição Acionária:

um Estudo de Caso

Autores

  • Gessica dos Santos Constancio Faculdade de Tecnologia Prefeito Hirant Sanazar (Fatec Osasco)
  • Ellen Galindo Lima Melo Faculdade de Tecnologia Prefeito Hirant Sanazar (Fatec Osasco)
  • Raquel Neves Soares da Silva Faculdade de Tecnologia Prefeito Hirant Sanazar (Fatec Osasco)
  • Sandra Joyce Silva de Souza Faculdade de Tecnologia Prefeito Hirant Sanazar (Fatec Osasco)

Palavras-chave:

fintech, aquisição de empresas, Ewally, Grupo Carrefour

Resumo

Objetivo principal da pesquisa: analisar as transformações e evoluções ocorridas em uma fintech, após aquisição de suas ações por outra empresa.

Diagnóstico da problematização e/ou oportunidade: as fintechs englobam um vasto repertório de tecnologia e apresentam uma estrutura de capital que as empresas tradicionais de grande porte possuem; o presente estudo investiga os impactos, qualitativos e quantitativos, que uma fintech experimenta, após a aquisição de parte de suas ações por uma empresa, considerando o fato de as fintechs serem um ramo de negócio que emergiu recentemente, pelo avanço da era tecnológica no mundo globalizado. Este estudo busca responder à seguinte pergunta: quais os impactos causados em uma fintech, pós-aquisição acionária?

Metodologia/abordagem: este artigo fundamenta-se em um estudo de caso da empresa Ewally, uma fintech de pagamentos que vendeu 49% de suas ações para o Grupo Carrefour.

Resultados/aplicação: a parceria entre as empresas resultou em oportunidades de negócios para a Fintech analisada, permitindo a sua evolução financeira e fortalecimento de sua posição no mercado. Contudo, impactos negativos também foram evidenciados, incluindo a complexidade em atrair novos investidores devido à presença proeminente do Carrefour nas ações da Ewally, bem como divergências de objetivos e um choque de culturas decorrentes das distintas atuações setoriais das empresas.

Contribuições: analisar alguns dos impactos, qualitativos e quantitativos, sofridos por uma fintech após aquisição de suas ações por uma empresa tradicional e de grande porte.

Biografia do Autor

Sandra Joyce Silva de Souza, Faculdade de Tecnologia Prefeito Hirant Sanazar (Fatec Osasco)

Mestra em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Professora de educação superior no Centro Paula Souza

Referências

Banco Central do Brasil.(n.d). Estatísticas de Meios de Pagamentos. Portal Banco Central do Brasil. https://www.bcb.gov.br/estatisticas/spbadendos

Banco Central do Brasil.(n.d.). Fintechs. Portal Gov.br.

https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/fintechs

Banco Interamericano de Desenvolvimento.(2024). Estudo: Ecossistema fintech na América Latina e no Caribe supera 3.000 startups. Portal Banco Interamericano de Desenvolvimento. https://www.iadb.org/pt-br/noticias/estudo-ecossistema-fintech-na-america-latina-e-no-caribe-supera-3000-startups

Brealey, R. A., Myers, S. C., & Allen, F. (2013). Princípios de Finanças Corporativas. AMGH.

Dutra, D. (2015). Tipos de aquisição de empresas e suas principais vantagens. https://capitalinvest-group.com/pt/tipos-de-aquisicao-de-empresas/

Ewally Instituição de Pagamento (n.d.). Plataforma de Embedded Finance. https://www.ewally.com.br/

Fachini, T. (2023). Due diligence: o que é, tipos e como fazer. Projuris Sof Plan. https://www.projuris.com.br/blog/o-que-e-due-diligence/.

Figo, A., & Lewgoy, J. (2019). O guia essencial das Fintechs. Trechos.org. https://trechos.org/trecho-de-o-guia-essencial-das-fintechs-por-anderson-figo/.

Hoffmann, V. E., Vieira, D. P., & de Menezes, K. L. C. M. (2017). IPOS, Setores, Nacionalidade e experiência: o que importa para o sucesso das estratégias de fusão e aquisição? Revista Ibero Americana de Estratégia, 16(1), 22-37.

Institute for Mergers, Acquisitions & Alliances (imaa). (n.d.). Fusões e Aquisições Brasil. https://imaa-institute.org/mergers-and-acquisitions-statistics/ma-statistics-by-countries/.

Johnson, G., Scholes, K., & Whittington, R. (2007). Explorando a estratégia corporativa:

textos e casos. Bookman.

KPMG Corporate Finance.(2021). Fusões e Aquisições 2021 – 1º trimestre.

https://home.kpmg/content/dam/kpmg/br/pdf/2021/07/fusoes-e-aquisicoes-2021-1-semestre.pdf.

KPMG International Cooperative. Pesquisa KPMG sobre fusões e aquisições na América Latina 2023. Portal KPMG Auditores Independentes Ltda. https://kpmg.com/br/pt/home/insights/2023/06/kpmg-2023-m-and-a-in-latam-survey.html.

Machado, B. Q., Gomes, F. R. A., Viana, G., & Mota, Y. R. (2021). Análise dos impactos do processo de fusão e aquisição em uma empresa do mercado financeiro. https://repositorio-pi.animaeducacao.com.br/server/api/core/bitstreams/06c9bb03-b442-450a-a8c3-9c8d110bd703/content.

Mercado e Consumo: Redação. (2022). Livro tenta desvendar por que grandes empresas, como Magalu, investem em startups. Portal Mercado & Consumo Publicações e Mídia Ltda. https://mercadoeconsumo.com.br/10/05/2022/destaque-do-dia/livro-tenta-desvendar-por-que-grandes-empresas-como-magalu-investem-em-startups/?cn-reloaded=1.

Oliveira, A. P. de, Duarte, D., & Cordeiro, A. M. (2019). FinTech - Desafios da Tecnologia Financeira. (2ª ed.). Editora Leya, Coimbra.

Pagnussat, A., & Rodrigues, V. (2019). Impacto das fusões e aquisições na rentabilidade das empresas adquirentes: uma análise das empresas brasileiras do setor de tecnologia da informação no ano de 2017. Revista Científica da AJES. https://www.revista.ajes.edu.br/index.php/rca/article/download/321/261.

Ross, S. A., Westerfield, R. W., & Jaffe, J. F. (1995). Administração financeira: corporate

finance. São Paulo: Atlas.

Ross, S. A., Westerfield, R. W., & Jaffe, J. F. (2002). Administração Financeira: Corporative Finance. (2ª ed.). São Paulo: Editora Atlas.

Vermeulen, F., & Barkema, H. (2001). Learning through acquisitions. Academy of Management Journal, v. 44, n.3, 457-476.

Yin, R. K. (2005). Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre, RS: Bookman.

Downloads

Publicado

2024-05-01

Como Citar

Constancio, G. dos S. ., Melo, E. G. L. ., Silva, R. N. S. da ., & Silva de Souza, S. J. (2024). Análise dos Impactos Causados em uma Fintech Pós-Aquisição Acionária: : um Estudo de Caso. Revista Científica Cintec, 2(1), 53–68. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/cintec/article/view/66354

Edição

Seção

Relatos Tecnológicos