Avaliação da Internacionalização na Educação Superior
Uma Análise da Contribuição da Agência de Cooperação Internacional da UFPB para o Alcance do ODS 17
DOI:
https://doi.org/10.23925/cintec.v3i2.73881Palavras-chave:
Internacionalização, Ensino Superior, Cooperação InternacionalResumo
Objetivo: avaliar como as ações desenvolvidas pela Agência de Cooperação Internacional da UFPB (ACI/UFPB) contribuem para o cumprimento das metas do ODS 17, com foco na promoção de parcerias globais no âmbito da internacionalização da educação superior.
Diagnóstico da problematização e/ou oportunidade: a internacionalização sob a ótica dos ODS, permite reconhecer avanços institucionais, identificar boas práticas e oportunidades de aprimoramento das políticas de cooperação. A criação da ACI/UFPB surge como resposta à necessidade de organizar, institucionalizar e ampliar ações cooperativas, de modo a alinhar a atuação internacional da universidade às diretrizes da Agenda 2030. A análise dessa experiência permite identificar avanços, fragilidades e oportunidades de aprimoramento.
Metodologia/abordagem: a pesquisa adota abordagem qualitativa, com caráter documental e descritivo. Foram analisados relatórios de gestão, registros de mobilidade, acordos de cooperação e publicações institucionais da ACI/UFPB. A análise de conteúdo orientou a identificação de categorias relacionadas à cooperação acadêmica e às metas do ODS 17.
Resultados/aplicação: os dados mostram que a ACI/UFPB desenvolve ações estruturadas de diplomacia acadêmica, com convênios, mobilidade e articulações com diversas instituições. Foram identificados esforços consistentes para fortalecer capacidades institucionais e estimular redes científicas, incluindo iniciativas como “PB sem Fronteiras”, PROMOBI e convênios estratégicos.
Contribuições: o estudo evidencia o papel da ACI/UFPB na consolidação de práticas institucionais de internacionalização alinhadas à Agenda 2030. Apontando elementos para avaliar políticas de cooperação em universidades públicas e subsidiar reflexões para o aperfeiçoamento da gestão internacional.
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