Conteúdo conceitual em McDowell: limites e acertos

Autores

  • Cínthia Roso Oliveira Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • César Meurer Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Palavras-chave:

Racionalidade, Conteúdo conceitual, Animais não-humanos, John McDowell.

Resumo

O presente artigo pretende avaliar em que medida é satisfatória a concepção de John McDowell sobre o conteúdo mental conceitual. Para isso, analisa e critica duas ideias: 1. Que a posse de capacidades conceituais implica necessariamente a possibilidade de autoconsciência; e 2. Que apenas os seres humanos têm estados mentais dotados de conteúdo conceitual. Assim, num primeiro momento, busca-se esclarecer o que é “conteúdo conceitual” para McDowell e contrapõe-se sua concepção com algumas outras; para, num segundo momento, problematizar a ideia de que ter estados mentais dotados de conteúdo conceitual implica necessariamente autoconsciência. E por fim, questiona-se a concepção de McDowell de que somente os seres humanos podem ter estados mentais com conteúdo conceitual. A partir das investigações, sugere-se que alguns animais não-humanos também têm tais estados em algum grau e esse seria o ponto em que McDowell não teria sido muito feliz em abordar, já que ele considera que os animais não-humanos não têm racionalidade e espontaneidade. Porém, isso não tira o crédito do naturalismo moderado de McDowell, que afirma que sensibilidade e entendimento trabalham de forma indissociada, tese esta muito acertada. No entanto, parece que também nos animais não-humanos sua sensibilidade trabalha em cooperação com certa racionalidade primitiva, ainda que eles não estejam aptos a dar razões para suas crenças, assim como os seres humanos, com sua linguagem complexa.      

Biografia do Autor

Cínthia Roso Oliveira, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutoranda em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Área de pesquisa Filosofia da Mente.

Professora do Curso de Filosofia e da Área de Ética e Conhecimento da Universidade de Passo Fundo.

César Meurer, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutor em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

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Publicado

2016-10-09

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Artigos