Uma formalização da suppositio de Guilherme de Ockham e a resolução do paradoxo do mentiroso (insolubilia), parte I

Autores

  • Rafael Sandoval Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Semântica, Lógica, Antinomia, Ontologia.

Resumo

Os trabalhos de lógica de Guilherme de Ockham surgem numa época em que a principal preocupação no campo da lógica era acerca das propriedades semânticas dos termos. Tendo isto em vista, o presente artigo tem como objetivo apresentar as principais implicações de uma importante teoria semântica surgida na Idade Média: a teoria da suppositio. Para tanto, há, a princípio, uma descrição desta teoria e o que ela traz de novidade. Depois, no segundo tópico, é discorrido sobre suas subdivisões com a preocupação de formalizar cada caso. No terceiro tópico, é apresentado de que maneira a suppositio possibilita a Ockham expor uma teoria da verdade distinta da teoria da adequação, teoria esta dominante na Idade Média. Numa segunda parte deste artigo, como consequência dos tópicos anteriores, nomeadamente da formalização da suppositio e da apresentação de uma teoria da verdade distinta da clássica, será apresentado de que modo Ockham resolve uma modalidade específica de um insolúvel (paradoxo do mentiroso).

Biografia do Autor

Rafael Sandoval, Universidade de Brasília

Mestrando em Filosofia pela Universidade de Brasília.

Referências

AQUINO, Tomás de. De Veritate (On Truth). Transl. Robert W. Mulligan, S. J. Chicago: Henry Regnery, 1952.

BLANCHÉ, R. História da Lógica de Aristóteles a Bertrand Russell. Trad. António J. Pinto Ribeiro Lisboa: Edições 70, 1985.

BOCHENSKI, I.M. História de la Lógica Formal. Trad. Millán Bravo Lozano. Madrid: Gredos.

DE RIJK, L. M. Logica Modernorum: A contribution to the History of Early Terministic Logic: Assen, 1967.

HAACK, Susan. Filosofia das Lógicas. Trad. Cezar Augusto Mortari, Luiz Henrique de Araújo Dutra. São Paulo: UNESP, 2002.

KNEALE W; KNEALE, M. The Development of Logic. Oxford press, 1961.

MOODY, Ernst. Truth and Consequence in Medieval Philosophy. Amsterdam: North-Holland Publishing, 1953.

MORUJÃO, C. “A Logica Modernorum: Lógica e Filosofia da Linguagem na Escolástica dos séculos XIII e XIV”. In: Revista Portuguesa de Filosofia nº 28, 2006.

MURCHO, Desidério; BRANQUINHO, João; GOMES, Nelson Gonçalves. Dicionário de Termos Lógico-Filosóficos. São Paulo: Martins Fontes, 2006, p. 260.

OCKHAM, Guilherme de. A Lógica dos Termos. Trad. Fernando Pio de Almeida Fleck; introd. Paola Müller. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1999.

QUINE, W.V.O. Mathematical Logic .Cambridge, MA, Havard University press, 1981.

WITTGENSTEIN, L. Tratado Lógico-Filosófico. Trad. M.S. Lourenço. 4º Edição. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2008.

Downloads

Publicado

2016-12-27

Edição

Seção

Artigos