Formulação da teoria do erro moral: uma reconstrução da proposta de Richard Joyce

Autores

  • Karen Giovana Videla da Cunha Naidon

Palavras-chave:

Teoria do erro moral, Formulação padrão, Richard Joyce, Jonas Olson

Resumo

Richard Joyce é um dos defensores da teoria do erro moral, mas ele abandona a formulação padrão da mesma, segundo a qual ela consistiria na tese de que os enunciados relevantes do discurso moral seriam falsos. Ele fornece uma formulação alternativa da teoria do erro moral, sobre a qual, entretanto, podem surgir confusões interpretativas, dentre as quais a interpretação de Jonas Olson. Diante da abertura para esse tipo de interpretação das visões de Joyce, objetiva-se, no presente trabalho, proceder a uma reconstrução da formulação da teoria do erro moral fornecida por Joyce a partir do que se considera ser a mais adequada maneira de interpretar as afirmações que ele faz ao discorrer sobre o tema.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Karen Giovana Videla da Cunha Naidon

Doutora em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Referências

JOYCE, R. The Myth of Morality. Cambridge: Cambridge University Press , 2003, (e-book).

MILLER, A. An Introduction to Contemporary Metaethics. Oxford: Blackwell, 2003.

OLSON, J. In Defense of Moral Error Theory. In: BRADY, M. (Ed.), New Waves in Metaethics, London: Palgrave Macmillan, 2011, pp. 62-84.

Downloads

Publicado

2016-12-27

Como Citar

Naidon, K. G. V. da C. (2016). Formulação da teoria do erro moral: uma reconstrução da proposta de Richard Joyce. Cognitio-Estudos: Revista eletrônica De Filosofia, 13(2), 182–191. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/cognitio/article/view/30124

Edição

Seção

Artigos