Arte enativa: a experenciação de um diálogo entre Peirce e Lacan

Autores

  • Ariane Porto Costa Rimoli Centro de estudos do Pragmatismo - PUCSP

Palavras-chave:

Pragmatismo. Arte. Midialogia. Neurociência. Sistemas Complexos. Auto-Organização. ENACTIVE

Resumo

Para que serve a Arte, a partir de um sentido pragmatista? O presente artigo se insere na seara reflexiva dos sentidos da Arte, a partir das “Sementes peircianas para uma Filosofia da Arte” de Ivo Ibri, estruturada a partir de diálogos entre Charles S. Peirce com Lacan, Maturana e Varela, Eugene T. Gendlin, Michel Debrun. A proposta é criar, a partir de elementos constitutivos da fenomenologia e da semiótica peirciana, diálogos tecidos através da Arte, nesse caso específico, da Arte ubicada na Comunicação mediada pelas tecnologias digitais, focando nos estudos da Midialogia e da Neurociência. Para isso utilizaremos os conceitos ENAÇÃO e EXPERIENCIAÇÃO para propor, de forma abdutiva, um conceito e sua aplicação – ARTE ENATIVA e NEUROMIDIAÇÃO, que farão parte de um sistema complexo estruturado e compreendido a partir da Teoria da Auto-Organização.

Referências

SANTAELLA BRAGA, Maria Lúcia. As três categorias peircianas e os três registros lacanianos. Revista Psicologia da USP, v. 10, n. 2, 1999.

DEBRUN, M. A Idéia de Auto-Organização. In: DEBRUN,M.; GONZALEZ, M. E. Q. ; PESSOA JR., O. (Org.). Auto-Organização: estudos interdisciplinares em filosofia, ciências naturais e humanas, e artes. Campinas: UNICAMP, Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência, 1996. p. 3-23.

DANTAS, Lucia F. Nogueira de Souza. Pensando o qualisigno na cor: a experiência estética da cor como fator determinante na análise da escultura da Grécia Antiga à luz da filosofia de Charles S. Peirce. Cognitio-Estudos, v. 13, n.2, 2016.

GENDLING, E.T. Experiencing: A variable in the process of therapeutic change. American Journal of Psychotherapy, vol. 15, 233-245, 1961.

IBRI, Ivo A. O fundo estético do pragmatismo de Peirce, Peirce Centennial Congress at Lowell, 2014 MATURANA, H. La realidad: Objetiva o Construida: fundamentos biológicos de la realidad. Barcelona: Ed. Anthropos, 1996. V. 1.

VARELA, F.; THOMPSON, E.; ROSCH, E. A Mente Incorporada: ciências cognitivas e experiência humana. Porto Alegre: Artmed, 2003.

Downloads

Publicado

2016-12-27

Edição

Seção

Artigos