Ricoeur e Gadamer: a compreensão do outro como perspectiva ética da hermenêutica

Autores

  • José Wilson Rodrigues de Brito Universidade Federal do Piauí - UFPI; Universidade Estadual do Maranhão - UEMA. http://orcid.org/0000-0002-7647-9615
  • Helder Buenos Aires de Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-8428.2018v15i1p28-39

Palavras-chave:

Compreensão, Ética, Gadamer, Hermenêutica, Outro, Ricoeur

Resumo

O presente artigo busca tecer uma reflexão a respeito da relação entre Ricoeur e Gadamer no que se refere à dimensão do outro dentro de uma perspectiva ética da hermenêutica. Para isto, se recorre como bibliografia primária às obras O si mesmo como outro, de Paul Ricoeur e La Herencia de Europa, de Gadamer. Além destas obras também são citadas mais obras de outros autores que auxiliam na fundamentação deste trabalho. O desenvolvimento textual percorre uma subdivisão em quatro partes: a) Do problema do eu à dimensão do outro na visão ética de Ricoeur; b) O diálogo como visada ética do outro em Paul Ricoeur; c) O diálogo solidário como abertura à compreensão do outro; d) O projeto hermenêutico de Gadamer numa perspectiva cosmo-política frente ao pluralismo cultural. Considera-se, então, que ambos os autores aqui trabalhados têm a preocupação com a dimensão do outro frente às alteridades que lhes são postas, de modo que a compreensão e o diálogo solidário são alternativas pertinentes aos conflitos de ideias e culturas diferentes na contemporaneidade.

Biografia do Autor

José Wilson Rodrigues de Brito, Universidade Federal do Piauí - UFPI; Universidade Estadual do Maranhão - UEMA.

Professor Substituto no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UEMA no Centro de Estudos Superiores de Coelho Neto - CESCN. Mestrando em Filosofia pela UFPI; Especialista em Educação do Campo, pela UEMA e em Ensino de Filosofia no Ensino Médio pela UESPI; Bacharel e licenciado em Filosofia pela UFC .

Downloads

Publicado

2018-06-29

Edição

Seção

Artigos