Aula de Filosofia, na vaga crítica do esclarecimento

Autores

  • Antonio José Romera Valverde PUCSP
  • Anderson Alves Esteves IFSP

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-8428.2018v15i1p60-82

Palavras-chave:

Esclarecimento, Aula de Filosofia, Kant, Emancipação, Atividades

Resumo

O ensaio reflete acerca das possibilidades de uma aula de filosofia, voltada ao interesse do aluno de Ensino Médio, circunscrita pelas premissas do Esclarecimento: emancipação humana. Para tanto, desenha, criticamente, a ainda pontual necessidade de emancipação, para além das fronteiras ideológicas do Iluminismo, cujo florescimento esteve demarcado pelo nexo causal com as condições materiais, históricas e sociais de parte da Europa, do Século XVIII. O ensaio centra-se no artigo de Kant, “Resposta à pergunta: O que é Esclarecimento?” Porém, trata-o referencialmente, abrindo espaço para a reflexão acerca da aula de filosofia - a partir do texto kantiano e dos entornos filosóficos. Para tanto há indicações de passagens de Kant extraídas de outros escritos, que antecedem e balizam o núcleo central da reflexão do Prussiano. A par de inventariar, de modo circunstancial, a produção filosófica nacional acerca do Esclarecimento, em Kant. Além de motivações de como ler um texto de filosofia em sala de aula e as prováveis atividades desde outros textos e contextos.

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Publicado

2018-06-29

Edição

Seção

Artigos