Os modos de representação do cinema documentário e o realismo peirciano

Autores

  • Eduardo Tulio Baggio PUC-SP (doutorando)

Palavras-chave:

realismo, pragmatismo, cinema documentário, modos de representação

Resumo

Este texto propõe uma discussão sobre as posturas éticas dos modos de representação do cinema documentário e suas consequentes opções de linguagem diante da pragmática e da semiótica peirceanas. Proponho a análise destes modos de representação fundamentada no caráter realista da filosofia peirceana e nas categorias propostas pelo autor. Portanto, uma análise diferente das relações dependentes da linguagem que tradicionalmente balizam os estudos cinematográficos. Tal análise parte do método científico e considera o realismo como matriz do pensamento peirceano, em que a alteridade, que torne-se uma generalidade, é a realidade. E ainda, que a realidade tem independência em relação à linguagem, enquanto a ficção é dependente da linguagem. Então, se a realidade tem independência em relação à linguagem, como pode ser analisado um tipo de mediação que trabalha na tradição de uma linguagem específica – a do cinema – mas que busca uma relação particular com a realidade ao produzir asserções sobre esta? E, como podem ser pensados parâmetros éticos para tais asserções sobre a realidade a partir do realismo peirceano?

Referências

BAZIN, Andre. O cinema – ensaios. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985.

IBRI, Ivo Assad. Kósmos Noetós: a arquitetura metafísica de Charles S. Peirce. São Paulo: Perspectiva: Hólon, 1992.

______. Semiótica e Pragmatismo: Interfaces Teóricas. In: Cognitio; São Paulo, v. 5, n. 2, 168-179, jul/dez. 2004.

NICHOLS, Bill. A Voz do Documentário. In: Teoria Contemporânea do Cinema. RAMOS, Fernão Pessoa. (org.); (Volume II). São Paulo: Editora Senac, 2005.

______. Introdução ao documentário. Campinas, SP: Papirus, 2005.

PARKER, Kelly A. Reconstruindo as Ciências Normativas. In: Cognitio. (Trad.: Sofia Isabel Lucas Machado); São Paulo, v. 4, n. 1, jan/jun. 2003.

PEIRCE, Charles Sanders. Ilustrações da lógica da ciência. Tradução de Renato Rodrigues Kinouchi; Aparecida-SP: Ideias e Letras, 2008.

PENAFRIA, Manuela. O Filme Documentário: história, identidade, tecnologia. Lisboa : Edições Cosmos, 1999.

______. Perspectivas de Desenvolvimento para o Documentarismo. BOCC - UBI. http://ubista.ubi.pt/~comum/welcome.html, 1999.

______. O documentário segundo Bazin: Uma leitura de ‘O que é o Cinema?’ de André Bazin. In: Doc On-line, Nº 01, dezembro 2006, 202-210.

RAMOS, Fernão Pessoa. O que é documentário? In: Ramos, Fernão Pessoa e Catani, Afrânio (orgs.). Estudos de Cinema SOCINE 2000, Porto Alegre, Editora Sulina, 2001, pp. 192/207.

______. A cicatriz da tomada: documentário, ética e imagem-intensa. In: Teoria Contemporânea do Cinema. RAMOS, Fernão Pessoa. (org.); (Volume II). São Paulo: Editora Senac, 2005.

______. Mas Afinal... O que é mesmo documentário? São Paulo : Editora Senac São Paulo, 2008.

SANTAELLA, Lucia. Por uma epistemologia das imagens tecnológicas: seus modos de apresentar, indicar e representar a realidade. In: Imagem (ir)realidade: comunicação e cibermídia. ARAUJO, Denize Correa (org.); Porto Alegre: Sulina, 2006.

Downloads

Publicado

2012-07-29

Edição

Seção

Artigos