O idealismo objetivo de Vittorio Hösle

Autores

  • Michele Borges Heldt Universidade do Vale do Rio do Sinos

Palavras-chave:

lógica, categorias, espírito, necessidade e acaso

Resumo

A ideia central do presente artigo é fazer uma análise do capítulo três do livro de Vittorio Hösle O sistema de Hegel, o idealismo da subjetividade e o problema da intersubjetividade, em face direta com a dialética hegeliana, comparando trechos das principais obras de Hegel com a interpretação feita por Hösle. Com isso, o presente estudo busca entender até que ponto as críticas propostas pelo autor são de fato relevantes. Para melhor empreender tal análise, o estudo foi subdividido em quatro áreas, quais sejam: a relação entre a lógica e a filosofia da realidade; as categorias lógicas; o espírito como um todo; e a questão do acaso e da necessidade dentro da filosofia hegeliana.      

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Michele Borges Heldt, Universidade do Vale do Rio do Sinos

Doutoranda do curso de Filosofia da Unisinos. Bolsista CAPES/PROSUP. 

Referências

CIRNE-LIMA, Carlos. Sobre a contradição. 2. ed. Porto Alegre: EdiPUCRS, 1996.

HEGEL, Georg Wilhem Friedrich. Enciclopédia das Ciências Filosóficas. I-A Ciência da Lógica. 3. ed. São Paulo: Loyola, 2012.

______. Fenomenologia do espírito. 4. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2007.

HÖSLE, Vittorio. O sistema de Hegel: o idealismo da subjetividade e o problema da intersubjetividade. São Paulo: Loyola, 2007.

Downloads

Publicado

2016-10-09

Como Citar

Heldt, M. B. (2016). O idealismo objetivo de Vittorio Hösle. Cognitio-Estudos: Revista eletrônica De Filosofia, 13(1), 77–92. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/cognitio/article/view/27061

Edição

Seção

Artigos