A interpretação neopragmatista de Richard Rorty sobre o pensamento político de Michel Foucault: um ironista liberal inconcluso

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-8428.2021v18i1p115-125

Keywords:

Rorty. Foucault. Política. Ironista. Liberal

Abstract

Esse trabalho tem por objetivo evidenciar a compreensão que Richard Rorty (1931-2007), tem do pensamento político Michel Foucault (1926-1984). Inicialmente, apresentaremos o incessante desejo por autocriação que o neopragmatista observa no filósofo francês, um que seria uma forma de se constituir livremente em contraponto às práticas normativas do poder ao longo dos tempos, o que para Rorty, é plausível, mas aponta que Foucault parece esquecer dos desejos por uma comunidade mais solidária, o caracterizando como adepto à cultural Left (Esquerda cultural), em face aos desejos privados, o que seria cruel, e que o filósofo norte-americano não concorda. Rorty mostra que Foucault só tenciona a figura do ironista, aquele que almeja a perfeição privada e tem como a coisa mais importante que os sujeitos podem fazer, contudo, esquece os desejos do liberal, um que diz que a solidariedade humana é algo que deve ser privilegiado para evitar a crueldade, e nesse caso, na conduta política. Nosso trabalho conta com o aporte teórico de Rorty (1998; 2000; 2005; 2007), Foucault (2010; 2014; 2017), Kumar (2005), Malecki (2011), dentre outros. Nosso estudo indica que a visão política que Rorty tem de Foucault é antagônica, já que observa contribuições e distorções, mostrando como o biopoder foi importante para que os sujeitos observassem no passado e presente como são frutos de eixos normativos em meio à política, porém, acaba não mostrando como poderíamos nos livrar dessa crueldade em um futuro, alcançando os desejos de uma comunidade mais humana, idealizando os desejos do ironista liberal.

Author Biographies

Heraldo Aparecido Silva, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR).

Coordenador do Núcleo de Estudos em Filosofia da Educação e Pragmatismo da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Professor Associado vinculado ao Departamento de Fundamentos da Educação (DEFE/CCE/UFPI).

Membro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL/CCHL/UFPI).

Bruno Araújo Alencar, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Mestrando em Filosofia no Programa de Pós-Graduação em Filosofia, no Centro de Ciências Humanas da Universidade Federal do Piauí – UFPI.

Published

2021-06-28

Issue

Section

Artigos