O movimento pendular da disciplina Filosofia no ensino médio
Palavras-chave:
Ensino de Filosofia. Disciplina Filosofia. Ensino Médio. Educação Brasileira. Brasil Contemporâneo.Resumo
O artigo analisa, inicialmente, o ensino da disciplina Filosofia em relação a aspectos da História do Brasil. Em seguida, trabalha o movimento pendular da disciplina Filosofia – seja pela subtração, seja pela adição – na grade curricular do Ensino Médio (antigo Secundário), calcado na análise das leis 5.692/1971 e 11.683/2008. Após, o artigo avalia o mais recente retorno da Filosofia aos currículos escolares, particularmente, no Estado de São Paulo, e as características assumidas nessa nova fase. Por fim, elenca os problemas candentes de tal retorno sob a forma de dez questões.Referências
ALVES, D. J. O ensino de Filosofia na educação escolar brasileira: conquistas e novos desafios” In: TRENTIN SILVEIRA, R.; GOTO, R. (Org.) A Filosofia e seu ensino: caminhos e sentidos. São Paulo: Loyola, 2009.
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. In: Os pensadores vol. II. Trad. Leonel Vallandro e Gerd Bornheim São Paulo: Nova Cultural, 1987.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 2002.
_____. Lei nº 9.394/96. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ leis/l9394.htm>. Acesso em: 10.02.2015.
CARVALHO, M.; SANTOS, M. O ensino de Filosofia no Brasil: três gerações. In: CORNELLI, G.; CARVALHO, M.; DANELON, M. Filosofia: ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. (Coleção Explorando o Ensino, v. 14)
CERQUEIRA, L. A. (Org.). Aristotelismo, antiaristotelismo, ensino de filosofia. Rio de Janeiro: Ágora da Ilha, 2000.
COMBLIN, J. A ideologia da segurança nacional: o poder militar na América Latina. Trad. A. Veiga Fialho, Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.
FAVARETTO, C. Notas sobre ensino de filosofia. In: ARANTES, P. et al. A filosofia e seu ensino. São Paulo: Educ/Vozes, 1993.
GALLO, S. A filosofia e seu ensino: conceito e transversalidade. In: SILVEIRA, R. J. T.; GOTO, R. (Orgs.) Filosofia no ensino médio: temas, problemas e propostas. São Paulo: Loyola, 2007.
GALLO, S. Ensino de filosofia: avaliação e materiais didáticos. In: CORNELLI, G.; CARVALHO, M.; DANELON, M. (Coords.). Filosofia: ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. (Coleção Explorando o Ensino, v.14)
GONÇALVES, T. O ensino de filosofia na rede pública: a proposta curricular do Estado de São Paulo. In: GOTO, R.; GALLO, S. (Orgs.) Da filosofia como disciplina: desafios e perspectivas. São Paulo: Loyola, 2012.
HEGEL, G. W. F. Fenomenologia do espírito. Trad. Paulo Meneses. Petrópolis/Bragança Paulista: Vozes, USF, 2002.
HORN, G. B. A presença da filosofia no currículo do ensino médio brasileiro: uma perspectiva histórica. In: GALLO, S.; KOHAN, W. O. Filosofia no ensino médio. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2000.
LEOPOLDO E SILVA, F. Universidade e memória. In: VALVERDE, A. J. R.; FONSECA, M. A. Filosofia: memória, educação, cultura. São Paulo: Educ/Fapesp, 2014.
PERRENOUD, P. 10 novas competências para ensinar: convite à viagem. Trad. Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
RODRIGO, L. M. Filosofia em sala de aula: teoria e prática para o ensino médio. Campinas: Autores Associados, 2009.
SEVERINO, A. J. O ensino da filosofia: historicidade do conhecimento e construtividade da aprendizagem. In: GALLO, S.; CORNELLI, G.; DANELON, M. Filosofia do ensino de filosofia. Petrópolis: Vozes, 2003.
_____. Desafios atuais do ensino de filosofia. In: TRENTIN, R.; GOTO, R. (Orgs.) A Filosofia e seu ensino: caminhos e sentidos. São Paulo: Loyola, 2009.
_____. O filósofo e o professor de filosofia: práticas em comparação. In: TRENTIN SILVEIRA, R.; GOTO, R. (Orgs.) A filosofia e seu ensino: caminhos e sentidos. São Paulo: Loyola, 2009.
_____. Uma alternativa para o ensino de filosofia no nível médio. In: SILVEIRA, R. J. T.; GOTO; R. (Orgs.) Filosofia no ensino médio: temas problemas e propostas. São Paulo: Loyola, 2007.
SANTIAGO, A. Política educacional, diversidade e cultura: a racionalidade dos PCN posta em questão. In: AMÉRICO, P. et al. Filosofia e ensino em debate. Ijuí: Ed. Unijuí, 2002.
TEIXEIRA, G. R. M. O ensino de filosofia no Imperial Collegio de Pedro II (1837-1899). Programa de Pós-Gradução em EHPS, PUC-SP, 2000.
TRAGTENBERG, M. A escola como organização complexa. In: GARCIA, W. E. (Org.). Educação brasileira contemporânea: organização e funcionamento. São Paulo: McGraw-Hill, 1976.
TRENTIN SILVEIRA, R. Filosofia e segurança nacional: o afastamento da filosofia do currículo do ensino médio no contexto do regime civil-militar pós 1964. In: TRENTIN SILVEIRA, R.; GOTO, R. (Orgs.) A Filosofia e seu ensino: caminhos e sentidos. São Paulo: Loyola, 2009.
VALVERDE. A. J. R. Experiência em disparar o ato de filosofar e projeto transdisciplinar. In: CANDIDO, C.; CARBONARA, V. (Orgs.) Filosofia e ensino: um diálogo transdisciplinar. Ijuí: Ed. Unijuí, 2004.
_____. Ensino de Filosofia e formação de licenciandos. In: VALVERDE, A. J. R.; FONSECA, M. A. (Orgs.) Filosofia: memória, educação, cultura. São Paulo: Educ, Fapesp, 2014.