A Educação em Kant como condição da autonomia do indivíduo
DOI:
https://doi.org/10.23925/1809-8428.2017v14i2p41-57Palavras-chave:
Autonomia, Compromisso, Esclarecimento, Filosofia prática, KantResumo
Com este trabalho, visamos, através de uma pesquisa teórica referencial, discutir sobre a questão das contribuições da Filosofia da Educação de Kant no que se refere a um direcionamento da saída da menoridade à maioridade do indivíduo a partir do elemento essencial da educação. Partindo especificamente da filosofia prática para a vivência do compromisso por parte de cada indivíduo na sociedade, notando esta construção da autonomia dos sujeitos a partir do pensar. Usamos como fontes primárias as obras Sobre a Pedagogia (1803) e a Fundamentação da Metafísica dos Costumes (1785) de Immanuel Kant, bem como outras fontes em nossa pesquisa. Partimos de uma relação entre o conceito de educação e seus pressupostos para que se tenha uma melhor compreensão do conceito de educação na visão do filósofo alemão. Perpassamos os conceitos fundamentais com relação a esta temática que são: esclarecimento, educação e autonomia, bem como a construção moral dos indivíduos em meio à disposição para assumir o compromisso em fazer o bem na sociedade. Pressupondo-se, então, que para Kant, uma educação que atinja sua finalidade cumpre, ao mesmo tempo, a finalidade da filosofia moral e política.