Fixação de crenças, big data e fake news: a campanha de difamação contra Marielle Franco

Autores

  • Anderson Vinicius Romanini Universidade de São Paulo
  • Rebeka Figueiredo da Guarda Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-8428.2019v16i1p88-101

Palavras-chave:

Fixação de Crenças, Big Data, Semiótica, Pragmatismo, Fake news,

Resumo

A partir dos artigos A Fixação das Crenças e Como tornar as nossas ideias claras do filósofo e semioticista Charles S. Peirce, publicados do final da década de 1870, propomos a discussão sobre a onda de boatos contra a vereadora brasileira Marielle Franco ocorrida em março de 2018 com base em duas questões: quais foram os mecanismos envolvidos na criação e no compartilhamento de desinformação com a intenção de gerar uma crença que desqualificasse a vereadora e justificasse socialmente seu assassinato? Como encontrar a verdade em tempos de fake news? Levando-se em conta a rapidez e a eficácia da campanha de difamação promovida contra a vereadora na Internet, faremos o debate também com base na reflexão sobre as implicações dos fenômenos conhecidos como Big Data e fake news. Com os aportes teóricos da semiótica de Peirce, realizaremos uma análise sobre a criação, disseminação e repercussão dos boatos contra Marielle, compreendidos aqui como signos capazes de transmitir determinadas informações e gerar certos efeitos numa comunidade de interpretantes socialmente conectada pela rede mundial de computadores. Nosso recorte privilegia o debate do tema sob o ponto de vista semiótico, com o objetivo de aprofundar a compreensão de fenômenos comunicacionais contemporâneos e suas implicações na sociedade.

Biografia do Autor

Anderson Vinicius Romanini, Universidade de São Paulo

Professor doutor no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e editor científico da revista Semeiosis.

Rebeka Figueiredo da Guarda, Universidade de São Paulo

Jornalista e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

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Publicado

2019-06-29

Edição

Seção

Artigos