Análise U-P: Uma ferramenta analítica neopeirciana para assuntos visuais
Palavras-chave:
Comunicação visual, Design gráfico, Tipografia, Charles Sanders Peirce, Classes de signos, Estilo, Análise de design, Análise de propagandaResumo
Este ensaio apresenta um esquema para a análise de questões visuais. Abreviando a primeira tricotomia de Peirce, chegando a uma divisão dos temas como entidades Unas (visents) ou Plurais (sistemas), o esquema proposto constitui a base de um protocolo para análise. No processo de estudar as implicações das entidades plurais, as distinções entre os elementos, motivos, estilo e gênero tornam-se claras. O quadro resultante fornece um método analítico ágil e simples que compõe uma lógica extensiva abrangente para uso prático. Além disso, porque pode ser reinserida em um sistema mais completo de Peirce, a extensão da semiótica peirciana pode ser recuperada se necessário.Metrics
Carregando Métricas ...
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
2015-10-21
Como Citar
Skaggs, S. (2015). Análise U-P: Uma ferramenta analítica neopeirciana para assuntos visuais. Cognitio: Revista De Filosofia, 16(1), 169–178. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/cognitiofilosofia/article/view/25194
Edição
Seção
Artigos Cognitio