Campo Reputacional em dois estágios

uma conceituação na perspectiva pragmatista

Autores

  • Fabio Silva Gomes PPG Comunicação e Semiótica da PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.23925/2316-5278.2022v23i1:e59881

Resumo

O presente artigo aborda o conceito de reputação em uma perspectiva pragmatista. A partir de pressupostos teóricos, propomos o conceito de reputação em dois estágios: o primeiro refere-se a padrões de julgamento para uma categoria de objetos; o segundo, à aplicação dos padrões na atribuição de reputação para um objeto daquela categoria. Os resultados da investigação indicam uma abordagem de avaliação de reputação aplicável, sobretudo, no campo da comunicação. A perspectiva proposta tem como essência a análise para além do cartesianismo sujeito-objeto – o que indica potência investigativa na descrição de fenômenos sociais relacionados a reputação.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fabio Silva Gomes, PPG Comunicação e Semiótica da PUC-SP

Sociólogo pela UFJF Mestre em Administração pela EBAPE/FGV Doutorando pelo PPG Comunicação e Semiótica da PUC-SP

Referências

ARISTÓTELES. Retórica. São Paulo: Edipro, 2011.

BERGER, P. L.; LUCKMANN, T. A construção social da realidade. 25. ed. Petrópolis-RJ: Editora

Vozes, 2005.

BLUMER, H. A natureza do Interacionismo Simbólico. In: MORTENSEN, C. (org.). Teoria da

comunicação: textos básicos. São Paulo: Mosaico, 1980. p. 119-138.

BOURDIEU, P. A distinção: crítica social do julgamento. Porto Alegre: Editora Zouk, 2017. BRAMSON, L. O conteúdo político da sociologia. São Paulo: Editora Fundo de Cultura, 1963. CHARAUDEAU, P. Linguagem e discurso: modos de organização. São Paulo: Contexto, 2012. COLLINS, R. Quatro tradições sociológicas. Petrópolis-RJ: Editora Vozes, 2009.

CUNHA, A. Dicionário etimológico da língua portuguesa. 4. ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2010.

ESTEVES, J. Públicos e comunicação: breves apontamentos sobre novos capítulos de uma apren- dizagem recíproca. In: FRANÇA, V.; SIMÕES, P. (org.). O modelo praxiológico e os desafios da pesquisa em comunicação. Porto Alegre: Sulina, 2018. p. 141-160.

EUFRASIO, M. A. Estrutura urbana e ecologia humana: a escola sociológica de Chicago (1915- 1940). São Paulo: Editora 34, 2013.

FRANÇA V. Comunicação e política: edifica-se uma tradição? Revista Eletrônica Compós, 2000.

FRANÇA V. Interações comunicativas: a matriz conceitual de G. H. Mead. In: Livro da Compós. Porto Alegre: Editora Sulina, 2008. p. 71-91.

HENRIQUES, M. Promoção do interesse e projeção da experiência: a formação dos públicos na interação com as organizações. In: FRANÇA, V.; SIMÕES, P. (org.). O modelo praxiológico e os desafios da pesquisa em comunicação. Porto Alegre: Sulina, 2018, p. 141-160.

JAKOBSON, R. Linguística e comunicação. São Paulo: Cultrix, 2010.

LEVINE, D. Visões da tradição sociológica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1997. MORRIS, C. W. Mente, self e sociedade. Aparecida-SP: Ideias & Letras, 2010.

OLIVEIRA, I.L.; JÓIA, L. Ethos e imagem: articulações nos discursos organizacionais. In: FRAN- ÇA, V.; SIMÕES, P. (org.). O modelo praxiológico e os desafios da pesquisa em comunicação. Porto Alegre: Sulina, 2018, p. 175-193.

POGREBINSCHI, T. Pragmatismo: teoria social e política. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2005.

QUÉRÉ, L. De um modelo epistemológico da comunicação a um modelo praxiológico. In: FRAN- ÇA, V.; SIMÕES, P (org.). O modelo praxiológico e os desafios da pesquisa em comunicação. Porto Alegre: Sulina, 2018, p. 15-50.

SANTAELLA, L. Matrizes da linguagem e pensamento: sonora visual verbal: aplicações na hiper- mídia. São Paulo: Iluminuras, 2005.

SANTAELLA, L. Percepção: fenomenologia, ecologia, semiótica. São Paulo: Cengage Learning, 2012.

SANTAELLA, L. Semiótica aplicada. São Paulo: Cengage Learning, 2018.

SANTAELLA, L.; NÖTH, W. Estratégias semióticas da publicidade. São Paulo: Cengage Lear-

ning, 2010.

SANTAELLA, L.; NOTH, W. Imagem: cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras, 2001.

SIMÕES, P. Célebres, anônimos e a morte de Eduardo Campos. In: FRANÇA, V.; SIMÕES, P. (org.). O modelo praxiológico e os desafios da pesquisa em comunicação. Porto Alegre: Sulina, 2018, p. 235-247.

Downloads

Publicado

2022-12-05

Como Citar

Gomes, F. S. (2022). Campo Reputacional em dois estágios: uma conceituação na perspectiva pragmatista . Cognitio: Revista De Filosofia, 23(1), e59881. https://doi.org/10.23925/2316-5278.2022v23i1:e59881

Edição

Seção

Artigos Cognitio