Hermenêutica e interpretação “transfigurativa”

um affaire entre Danto e Ricœur

Autores

  • Vinicius Oliveira Sanfelice UNICAMP/FAPESP

DOI:

https://doi.org/10.23925/2316-5278.2023v24i1:e60743

Resumo

Este artigo analisa a crítica de Arthur C. Danto à hermenêutica enquanto teoria que, segundo ele, incorre em uma noção de “interpretação profunda” que exclui a referência ao artista. Apesar dessa crítica, analisaremos a proximidade entre uma noção de interpretação da hermenêutica de Paul Ricœur à noção de interpretação que Danto propõe na sua teoria da arte. Nosso foco é a noção de interpretação “transfigurativa” que concerne à transformação do objeto comum em obra de arte. Essa contribuição de Danto para a análise da obra de arte permite aproximar sua noção de interpretação e a de Ricœur pelo que elas têm em comum: a ênfase no questionamento do real por meio da obra de arte e no modo como a obra é constituída por meio de uma interpretação e de uma transfiguração. Danto e Ricœur abordam as obras referindo-se a noções de interpretação que resultam em processos de redescrição e de transfiguração.

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Biografia do Autor

Vinicius Oliveira Sanfelice, UNICAMP/FAPESP

Hermenêutica e estética

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Publicado

2023-04-06

Como Citar

Sanfelice, V. O. (2023). Hermenêutica e interpretação “transfigurativa”: um affaire entre Danto e Ricœur. Cognitio: Revista De Filosofia, 24(1), e60743. https://doi.org/10.23925/2316-5278.2023v24i1:e60743

Edição

Seção

Artigos Cognitio