Hermenêutica e interpretação “transfigurativa”

um affaire entre Danto e Ricœur

Autores

  • Vinicius Oliveira Sanfelice UNICAMP/FAPESP

DOI:

https://doi.org/10.23925/2316-5278.2023v24i1:e60743

Resumo

Este artigo analisa a crítica de Arthur C. Danto à hermenêutica enquanto teoria que, segundo ele, incorre em uma noção de “interpretação profunda” que exclui a referência ao artista. Apesar dessa crítica, analisaremos a proximidade entre uma noção de interpretação da hermenêutica de Paul Ricœur à noção de interpretação que Danto propõe na sua teoria da arte. Nosso foco é a noção de interpretação “transfigurativa” que concerne à transformação do objeto comum em obra de arte. Essa contribuição de Danto para a análise da obra de arte permite aproximar sua noção de interpretação e a de Ricœur pelo que elas têm em comum: a ênfase no questionamento do real por meio da obra de arte e no modo como a obra é constituída por meio de uma interpretação e de uma transfiguração. Danto e Ricœur abordam as obras referindo-se a noções de interpretação que resultam em processos de redescrição e de transfiguração.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vinicius Oliveira Sanfelice, UNICAMP/FAPESP

Hermenêutica e estética

Referências

BRAND, Peg; BRAND, Myles. Surface and deep interpretation. In: ROLLINS, Mark. Danto and his critics. Boston: Wiley-Blackwell, 2012. p. 69-83.

CARROLL, Noël. Essence, Expression, and History. In: ROLLINS, Mark. Danto and his critics. Boston: Wiley-Blackwell, 2012. p. 118-145.

DANTO, Arthur C. A apreciação e a interpretação de obras de arte. In: DANTO, Arthur C. O descredencia- mento filosófico da arte. Trad. Rodrigo Duarte. Belo Horizonte: Autêntica, 2014a. p. 57-80.

DANTO, Arthur C. A transfiguração do lugar-comum: uma filosofia da arte. Trad. Vera Pereira. São Paulo: Cosac Naify, 2005.

DANTO, Arthur C. Interpretação profunda. In: DANTO, Arthur C. O descredenciamento filosófico da arte. Trad. Rodrigo Duarte. Belo Horizonte: Autêntica, 2014b. p. 81-102.

FREUD, Sigmund. “O Moisés, de Michelangelo”. In: FREUD, Sigmund. Arte, literatura e os artistas. Trad. Ernani Chaves. Belo Horizonte: Autêntica, 2015b. p. 183-219.

FREUD, Sigmund. Uma lembrança de infância de Leonardo da Vinci. In: FREUD, Sigmund. Arte, literatura e os artistas. Trad. Ernani Chaves. Belo Horizonte: Autêntica, 2015a. p. 69-165.

NASCIMENTO, Charliston Pablo do. O problema da interpretação das obras de arte no pensamento de Ar- thur Danto. Doispontos, v. 15, n. 2, p. 145-160, 2018. [https://doi.org/10.5380/dp.v15i2.62711].

RICŒUR, Paul. A Crítica e a Convicção. Trad. António Hall. Lisboa: Edições 70, 1995. RICŒUR, Paul. A metáfora viva. Trad. Dion Davi Macedo. São Paulo: Edições Loyola, 2000.

RICŒUR, Paul. Architecture et Narrativité. Études Ricœuriennes/Ricœur Studies, v. 7, n. 2, p. 20-30, 2016. [https://doi.org/10.5195/ERRS.2016.377].

RICŒUR, Paul. Art, langage et herméneutique esthétique. In: RICŒUR, Paul. Philosophie, Éthique et poli- tique. Paris: Seuil, 2017. p. 191-219. Entrevista realizada por Jean-Marie Brohm e Magali Uhl (publicada originalmente pela revista Prétentaine 6, “Esthétique”), 1996.

RICŒUR, Paul. La fonction herméneutique de la distanciation. In: RICŒUR, Paul. Du texte à l’action: essais d’herméneutique II. Paris: Seuil, 1986. p. 101-117.

RICŒUR, Paul. La métaphore vive. Paris: Éditions du Seuil, 1975.

RICŒUR, Paul. Temps et récit. Tome I: l’intrigue et le récit historique. Paris: Seuil, 1983.

RICŒUR, Paul. The Function of Fiction in Shaping Reality. Man and World, v. 12, n. 2, p. 123-141, 1979. [https://doi.org/10.1007/BF01252461].

SONTAG, Susan. Contra a interpretação. Trad. Ana Maria Capovilla. Porto Alegre: L&PM, 1987.

Downloads

Publicado

2023-04-06

Como Citar

Sanfelice, V. O. (2023). Hermenêutica e interpretação “transfigurativa”: um affaire entre Danto e Ricœur. Cognitio: Revista De Filosofia, 24(1), e60743. https://doi.org/10.23925/2316-5278.2023v24i1:e60743

Edição

Seção

Artigos sobre Pragmatismo