Contribuições da psicologia funcionalista de John Dewey à neurociência cognitiva

Autores

  • Leonor Gularte Soler Universidade Federal de Pelotas
  • Neiva Afonso Oliveira Universidade Federal de Pelotas – UFPel.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2316-5278.2023v24i1:e62651

Resumo

Este artigo propõe-se a refletir sobre a relação da epistemologia instrumentalista de John Dewey com a neurociência cognitiva, a partir de sua crítica à psicologia tradicional. Realiza-se uma análise da tentativa de John Dewey de relacionar a verdade com a cognição destacando seus argumentos fundamentados no progresso da fisiologia e da psicologia, no avanço da biologia e no desenvolvimento do método experimental. O texto discute a possibilidade de o pragmatismo de Dewey contribuir com a neurociência cognitiva, já que a atitude naturalista do autor em relação ao ser humano e todas as suas funções reforça que é a mente que toma as decisões e controla o comportamento.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Leonor Gularte Soler, Universidade Federal de Pelotas

Doutoranda no programa de pós graduação da Universidade Federal de Pelotas.

Areas de interesse: filosofia, educação, pragmatismo, J.Dewey.

Referências

COSENZA, R. M; GUERRA, L. B. Neurociência e Educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre: Art- med, 2011.

CUNHA, M. V. da. Democracia e Educação: capítulos essenciais/John Dewey. Trad. Roberto Cavallari Fi- lho. São Paulo: Ática, 2007.

DEWEY, J. A Escola e a Sociedade e a Criança e o Currículo. Lisboa: Relógio D’Água, 2002.

DEWEY, J. Como pensamos: como se relaciona o pensamento reflexivo com o processo educativo: uma ex-

posição. São Paulo: Nacional, 1979.

DEWEY, J. Democracia e Educação: Breve Tratado de Filosofia da Educação. São Paulo: Nacional, 1936.

DEWEY, J. The Reflex Arc Concept in Psychology. Psychological Review, v. 3, p. 357-370, 1896. Disponível em: https://brocku.ca/MeadProject/Dewey/Dewey_1896.html. Acesso em: 12 de outubro de 2018.

GOODWIN, J. História da Psicologia Moderna. São Paulo: Cultrix, 2005.

LECLERC, A. Uma introdução a Filosofia da Mente. Curitiba: Appris, 2018.

PANTANO, T; ZORZI, J.L. Neurociência aplicada à aprendizagem. São José dos Campos: Pulso, 2009.

SHOOK, J. R. Os Pioneiros do Pragmatismo Americano. Trad. Fábio M. Said. Rio de Janeiro, RJ: DP&A, 2002.

STROH, G.W. A Filosofia Americana: uma introdução (de Edwards a Dewey). São Paulo: Cultrix, 1968.

Downloads

Publicado

2023-10-09

Como Citar

Soler, L. G., & Afonso Oliveira, N. . (2023). Contribuições da psicologia funcionalista de John Dewey à neurociência cognitiva. Cognitio: Revista De Filosofia, 24(1), e62651. https://doi.org/10.23925/2316-5278.2023v24i1:e62651

Edição

Seção

Artigos Cognitio