John Dewey e o socialismo

um estudo sobre as conferências na China (1919-1920)

Autores

  • Rodrigo Augusto De Souza Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.23925/2316-5278.2023v24i1:e63832

Palavras-chave:

Conferências na China, John Dewey, Karl Marx, Socialismo

Resumo

Este artigo apresenta um estudo sobre as conferências proferidas por John Dewey (1859-1952), na Universidade de Pequim, no ano de 1919. O interesse de pesquisa está em uma palestra, na coletânea de conferências, cujo tema versava sobre o socialismo. Portanto, procura-se analisar as intepretações elaboradas por Dewey a respeito do socialismo, suas recomendações sociais e políticas para a China naquele período revolucionário e, principalmente, suas apropriações e considerações no que concerne ao pensamento de Karl Marx (1819-1883). A influência das ideias de Dewey na China, suas aprendizagens naquele país e o impacto do seu pensamento no movimento revolucionário também serão abordados na presente investigação.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rodrigo Augusto De Souza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professor adjunto da Faculdade de Educação (FAED) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Educação e Licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Realizou Estágio de Pós-Doutorado na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Referências

DAVIS, M. Holocaustos coloniais: clima, fome e imperialismo na formação do Terceiro Mundo. Rio de Ja- neiro: Record, 2002.

DEWEY, J. Filosofia sociale e politica: lezioni in Cina (1919-1920). Torino: Rosenberg & Sellier, 2017. DEWEY, J. Lectures in China: 1919-1920. Honolulu: University of Hawaii Press, 1973.

GODEMENT, F. A China depois de Mao. In: HOBSBAWM, E. (Org.). História do marxismo, volume 11: o marxismo hoje: primeira parte. 2 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.

GRANGE, J. John Dewey, Confucius, and global philosophy. Albany: Suny Press, 2004.

GREGORATTO, F. Introduzione. In: DEWEY, J. Filosofia sociale e politica: lezioni in Cina (1919-1920).

Torino: Rosenberg & Sellier, 2017.

HOBSBAWM, E. A era dos impérios: 1875-1914. 18 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

HOBSBAWM, E. Era dos extremos: o breve século XX: 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

HONGLIANG, G. L’influence de Dewey sur le jeune Mao. Actuel Marx, v. 56, n. 2, p. 124-132, 2014.

WANG, J. C. John Dewey as a learner in China. Education & Culture, v. 21, n. 1, p. 59-73, 2005.

ZHANG, H. Dewey and Chinese education: a centennial reflection. Beijing International Review of Educa- tion, v. 1, n. 4, p. 586-591, 2019.

ZHANG, H.; GARRISON, J. (Eds.). John Dewey and Chinese education: a centennial reflection. Boston: Brill, 2022.

Downloads

Publicado

2023-11-03

Como Citar

Souza, R. A. D. (2023). John Dewey e o socialismo: um estudo sobre as conferências na China (1919-1920). Cognitio: Revista De Filosofia, 24(1), e63832. https://doi.org/10.23925/2316-5278.2023v24i1:e63832

Edição

Seção

Artigos Cognitio