John Dewey e o socialismo
um estudo sobre as conferências na China (1919-1920)
DOI:
https://doi.org/10.23925/2316-5278.2023v24i1:e63832Palavras-chave:
Conferências na China, John Dewey, Karl Marx, SocialismoResumo
Este artigo apresenta um estudo sobre as conferências proferidas por John Dewey (1859-1952), na Universidade de Pequim, no ano de 1919. O interesse de pesquisa está em uma palestra, na coletânea de conferências, cujo tema versava sobre o socialismo. Portanto, procura-se analisar as intepretações elaboradas por Dewey a respeito do socialismo, suas recomendações sociais e políticas para a China naquele período revolucionário e, principalmente, suas apropriações e considerações no que concerne ao pensamento de Karl Marx (1819-1883). A influência das ideias de Dewey na China, suas aprendizagens naquele país e o impacto do seu pensamento no movimento revolucionário também serão abordados na presente investigação.
Metrics
Referências
DAVIS, M. Holocaustos coloniais: clima, fome e imperialismo na formação do Terceiro Mundo. Rio de Ja- neiro: Record, 2002.
DEWEY, J. Filosofia sociale e politica: lezioni in Cina (1919-1920). Torino: Rosenberg & Sellier, 2017. DEWEY, J. Lectures in China: 1919-1920. Honolulu: University of Hawaii Press, 1973.
GODEMENT, F. A China depois de Mao. In: HOBSBAWM, E. (Org.). História do marxismo, volume 11: o marxismo hoje: primeira parte. 2 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.
GRANGE, J. John Dewey, Confucius, and global philosophy. Albany: Suny Press, 2004.
GREGORATTO, F. Introduzione. In: DEWEY, J. Filosofia sociale e politica: lezioni in Cina (1919-1920).
Torino: Rosenberg & Sellier, 2017.
HOBSBAWM, E. A era dos impérios: 1875-1914. 18 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
HOBSBAWM, E. Era dos extremos: o breve século XX: 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
HONGLIANG, G. L’influence de Dewey sur le jeune Mao. Actuel Marx, v. 56, n. 2, p. 124-132, 2014.
WANG, J. C. John Dewey as a learner in China. Education & Culture, v. 21, n. 1, p. 59-73, 2005.
ZHANG, H. Dewey and Chinese education: a centennial reflection. Beijing International Review of Educa- tion, v. 1, n. 4, p. 586-591, 2019.
ZHANG, H.; GARRISON, J. (Eds.). John Dewey and Chinese education: a centennial reflection. Boston: Brill, 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.