A mente expandida do ponto de vista pragmaticista

contribuições da filosofia de Charles Sanders Peirce para as ciências psíquicas

Autores

  • Diego Frank Marques Cavalcante Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

DOI:

https://doi.org/10.23925/2316-5278.2024v25i1:e67421

Palavras-chave:

Filosofia da mente, Psicologia, Semiótica

Resumo

Neste artigo, apresentamos algumas possíveis contribuições inferidas da Filosofia de Charles Sanders Peirce que podem fundamentar os estudos sobre as ciências psíquicas, especificamente as Teorias da Mente Expandida. Para isso, utilizamos o pragmaticismo de Peirce e seu conceito de mente. Segundo ele, a mente é intensiva, interativa, expandida e mutável. No processo da expansão mental existem conexões entre as cognições (quase-mentes) guiadas por quase-propósitos, que são atualizações da Causa Final (finious). Ela é uma potência de excitação que busca a ampliação da razoabilidade. O finious é intensificado a partir de estados de irritação, derivados dos atritos entre quase-mentes que estão em relação. Essas resistências são resolvidas por meio da geração e transformação de hábitos que ampliam e tornam mais complexas as mediações correlacionadas. Desta forma, o que era alteridade – por ação do hábito – passa a fazer parte de uma mente expandida. Do ponto de vista pragmaticista, as consequências experimentais do conceito de mente expandida devem ser: a emergência, a evolução e o acoplamento de regularidades materializadas em corpos heterogêneos. Do estudo dessas regularidades deve ser possível inferir: as associações de propósitos e mediações para a resolução da “irritação” das quase-mentes envolvidas em um processo de expansão mental. Cabe a um psicólogo investigador da mente expandida a atualização desses processos em contextos específicos.

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Publicado

2024-10-25

Como Citar

Cavalcante, D. F. M. . (2024). A mente expandida do ponto de vista pragmaticista: contribuições da filosofia de Charles Sanders Peirce para as ciências psíquicas. Cognitio: Revista De Filosofia, 25(1), e67421. https://doi.org/10.23925/2316-5278.2024v25i1:e67421

Edição

Seção

Artigos Cognitio-Estudos