O papel do pragmatismo de Peirce na educação

Autores/as

  • Patricia Turrisi

Palabras clave:

Peirce, pragmaticismo, comunidade científica, educação, construtivismo

Resumen

Embora não tenha tido o que podemos conceber, no século XXI, como uma carreira docente acadêmica estabelecida, Charles Sanders Peirce dedicou muito de seus esforços como estudioso preparando artigos, livrostextos, lições, palestras e esquemas que iriam promover um arcabouço fértil para a investigação genuína em uma “comunidade científica de pesquisadores”. Que tipo de modelo para a educação o pragmaticismo de Charles Peirce oferece? Como a infusão de um modo de investigação pragmático na educação afetaria a maneira pela qual o ensino e o aprendizado são compreendidos e praticados? Neste artigo, eu conceitualizarei o sistema educacional sugerido pelo pragmaticismo de Charles Peirce e avaliarei as diferenças entre um esquema educacional pragmaticista e vários dos principais modelos não-pragmaticistas atuais.

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Publicado

2013-01-09

Cómo citar

Turrisi, P. (2013). O papel do pragmatismo de Peirce na educação. Cognitio: Revista De Filosofia, (3), 122–135. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/cognitiofilosofia/article/view/13257

Número

Sección

Artigos Cognitio