O idealismo subjetivo de Fichte revisitado
um possível inventário de questões oriundas do idealismo de Peirce
DOI:
https://doi.org/10.23925/2316-5278.2025v26i1:e74612Palabras clave:
Fichte, Idealismo objetivo, PeirceResumen
Frequentemente considerada uma filosofia do éthos, o pensamento de Fichte, em verdade, é um esforço de conciliação entre as razões teórica e prática cindidas no idealismo de Kant. Este trabalho procurará expor o arcabouço teórico implícito nos princípios da Wissenschaftslehre (Doutrina da ciência), de 1794, evidenciando como deles derivam, de um lado, a negação do caráter genético do Cogito e, de outro, a precedência do agir com respeito a todo saber. Por serem interessantes como oriundas de idealismos distintos, a saber, o de teor subjetivo de Fichte e o de natureza objetiva de Peirce, propõem-se questões que partilham objetos teóricos, não obstante sob diferentes pressupostos em que se confrontam as ontologias nominalista e realista fichtiana e peirciana respectivamente. A partir delas e de outras que eventualmente nasçam da própria proposição de confronto entre os autores, sugere-se o prosseguimento da investigação como objeto de futuro ensaio.
Citas
FICHTE, J. G. Sämmtliche Werke. 8 vols., ed. I.H. Fichte, Berlin: Veit; Vol. I: Grundlage der gesammten Wissenschaftslehre, 1845-1846.
HARTMANN, Nicolai. A Filosofia do Idealismo Alemão. Trad. José Gonçalves Belo. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1983.
IBRI, Ivo A. As raízes Schellinguianas do idealismo de Peirce. In: Semiótica e Pragmatismo – Interfaces Teóricas. Marília-SP: Cultura Acadêmica-FiloCzar, 2021.
NEUHOUSER, F. Fichte's Theory of Subjectivity. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.
SCHELLING, F. W. J. von. On the History of Modern Philosophy. Trans. Andrew Bowie. Cambridge at UP, 1994.
SCHELLING, F. W. J. von. Bruno, or on the Natural and Divine Principle of Things. Trans. Michael G Vater. New York: SUNY Press, 1984.
TORRES FILHO, Rubens R. O Espírito e a Letra. São Paulo: Ática, 1975.
SCHULZ, Hans (ed.) Fichte Briefwechsel. 2 vols. Leipzig, 1930.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.






