História, arte e atitude educativa: tensões étnicas e políticas
Palavras-chave:
História e Educação, Arte, EtnicidadeResumo
Este artigo analisa as tensões geradas entre as novas ações e representações construídas sobre os índios nas décadas de 1970 e 80 e algumas imagens e concepções tradicionais a respeito desses povos. Destaca-se o papel educativo das artes na formação e na sensibilização da sociedade brasileira para as questões da etnicidade, direitos e cidadania dos povos indígenas. As artes (música, cinema, teatro...) se alimentavam das aspirações de movimentos sociais e ao mesmo tempo colaboravam para a fixação de concepções que se confrontavam com certas imagens estabelecidas, ou reforçavam outras, como às da pretensa inevitabilidade do “desaparecimento indígena”. Neste sentido, os novos significados de canções e obras literárias, por meio de releituras deste universo de transições, configuram-se em ações e discursos que se opõem e dialogam com algumas concepções tradicionais.Downloads
Como Citar
Albuquerque, M. C. (2012). História, arte e atitude educativa: tensões étnicas e políticas. Cordis: Revista Eletrônica De História Social Da Cidade, (8). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/cordis/article/view/12924
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