História e Fotografia: do protótipo daguerreótipo ao papel de fonte visual no planejamento didático
Palavras-chave:
História, Fotografia, EnsinoResumo
O texto apresenta a relação entre História e a Fotografia com o objetivo de discutir a importância da imagem, a exemplo da obra do artista e antropólogo Pierre Verger, como documento e fonte histórica representante do século XX e, portanto, facilitador do processo ensino-aprendizagem na construção e identificação dos alunos como sujeitos histórico-culturais. Para tanto, foram realizadas leituras bibliográficas de obras clássicas, como a de Walter Benjamin, a obra do fotógrafo e antropólogo Boris Kossoy, e da produção mais recente, como a das historiadoras Maria Auxiliadora Schmidt e Marlene Cainelli. Ademais, o trabalho traz discussões como o trabalho conjunto entre a fotografia e a história contemporânea, as experiências em sala de aula com a elaboração de sequências didáticas destinadas ao aprender a identificar e diferenciar fontes primárias e secundárias, a natureza e a crítica ao documento histórico como produtor de discursos e propulsor da construção do conhecimento histórico nos diversos espaços de sociabilidade.Downloads
Como Citar
Caldeira, B. M., & Cavalcanti, V. R. S. (2012). História e Fotografia: do protótipo daguerreótipo ao papel de fonte visual no planejamento didático. Cordis: Revista Eletrônica De História Social Da Cidade, (8). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/cordis/article/view/12928
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2012 Bárbara Maria Caldeira, Vanessa Ribeiro Simon Cavalcanti
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.