Os Brasis de Graciliano Ramos e Nelson Pereira dos Santos: Vidas Secas da literatura ao cinema

Autores

  • Ailton da Costa Silva Junior Centro Universitário CESMAC

Palavras-chave:

Vidas Secas, Nelson Pereira dos Santos, Graciliano Ramos, Literatura, Cinema.

Resumo

Este artigo analisa alguns dos diferentes aspectos que vieram a despertar no cineasta paulistano Nelson Pereira dos Santos o interesse pela obra literária de Graciliano Ramos, tendo-o permitido refletir sobre a região nordeste para a elaboração de seu longa-metragem Vidas Secas (1963). Procura-se, portanto, evidenciar alguns aspectos de criação da película, bem como o diálogo entre a literatura regionalista de 1930 e o Cinema Novo.

Biografia do Autor

Ailton da Costa Silva Junior, Centro Universitário CESMAC

Possui Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2014), Especialização em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Educacional de Araucária - FACEAR (2011) e Graduação em História pela Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL (2010). Atualmente leciona as disciplinas de História do Direito e Sociologia das Instituições Jurídicas no curso de Direito da Faculdade Cesmac do Sertão em Palmeira dos Índios-AL. Tem experiência na área de História, com ênfase em História e Memória, atuando principalmente nos seguintes temas: história, cinema, memória, ciências sociais, sociologia jurídica e história do direito.

Downloads

Publicado

2016-03-07

Como Citar

Silva Junior, A. da C. (2016). Os Brasis de Graciliano Ramos e Nelson Pereira dos Santos: Vidas Secas da literatura ao cinema. Cordis: Revista Eletrônica De História Social Da Cidade, (15). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/cordis/article/view/26230

Edição

Seção

Artigos