O BE(I)XIGA COMO TERRITÓRIO DE DESLOCAMENTOS

Autores

  • Rosana M P B Schwartz Doutora em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie, líder do Grupo de Pesquisa CNPq, História da Cultura, Sociedades e Mídias. Pesquisa Movimentos sociais, espaço urbano, cidade, e/imigrações e gênero.
  • Ingrid Hötte Ambrogi Doutora em História Social FFCHL USP, docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie, líder do Grupo de Pesquisa Cnpq Arquivo, Memória e Cidade. Trabalha com história de São Paulo, arquivos fotográficos do projeto Museu de Rua, atua em grupos de pesquisa que abordam o espaço escolar como apropriação de significados culturais.

Palavras-chave:

Bexiga, Deslocamentos Humanos, Ocupações

Resumo

O artigo traça os deslocamentos de diferentes fluxos de imigrantes e migrantes no território do Bexiga, na cidade de São Paulo, as inter- relações sócio, étnicas e culturais, na constituição passado/presente do bairro e as tensões provenientes das atrações e expulsões humanas. Sistematizou diferentes corpus documentais pertencentes aos acervos do Museu do Bexiga e dos Movimentos de Moradia – Fórum de Cortiços e Sem-Teto do Centro, sob as balizas teórico-metodológicas da história cultural. Problematiza a concentração de moradias precárias/cortiços e os processos de ocupações e desocupações do território pelos múltiplos sujeitos sociais que compõem o bairro e abre hipóteses de pesquisas.

Downloads

Publicado

2019-12-08

Como Citar

Schwartz, R. M. P. B., & Ambrogi, I. H. (2019). O BE(I)XIGA COMO TERRITÓRIO DE DESLOCAMENTOS. Cordis: Revista Eletrônica De História Social Da Cidade, (20), 153–178. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/cordis/article/view/46335