AÇÕES EDUCATIVAS SOLIDÁRIAS E SUPERAÇÃO DE FRAGILIDADES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADES: DESLOCAMENTOS RESILIENTES

Autores

  • Nadia Dumara Ruiz Silveira raduada em Pedagogia com Mestrado e Doutorado em Ciências Sociais pela PUC SP e USP. Professora titular do Departamento de Fundamentos da Educação – Faculdade de Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da PUC SP
  • Aline Costa Simões Mestranda em Educação Currículo pela PUC SP. Atualmente bolsista do CNPq. Pedagoga (UNIP). Especialização em Psicopedagogia (UNIP). Especialização em Docência no Ensino Superior (FMU)

Palavras-chave:

Educação, Resiliência, Deslocamentos humanos, Pertencimento, Humanização

Resumo

Situações de vulnerabilidade que compõem a realidade sociocultural de escolas públicas geram desafios aos educadores, dentre eles, promover a resiliência, a fim de superar as adversidades que envolvem a comunidade escolar de diferentes maneiras. A promoção de resiliência por meio de ações educativas tem como pressuposto deslocamentos e participação ativa de educadores e educandos que atuam como geradores de pertencimento do território, locus da pesquisa, na perspectiva da garantia dos direitos humanos e justiça social. Ressalta- se a importância de protagonizar a superação da violência e da desigualdade na perspectiva da valorização de práticas inclusivas, 

diante do reconhecimento das diferenças que caracterizam a realidade de educandos. Movimentos resilientes dessa natureza impõem a opção pelo currículo critico libertador, instrumento que propicia o acolhimento das singularidades socioculturais presentes nas escolas. O estudo realizado tem como objetivo refletir sobre ações educativas resilientes que visam enfrentar a perversidade de discriminações e preconceitos por meio da conscientização de diferentes segmentos integrantes do espaço educativo e territórios afins, considerando a dimensão afetiva e emocional. A metodologia, de abordagem qualitativa alicerça um estudo de caso realizado em uma escola situada em bairro periférico de um dos municípios da grande São Paulo. O procedimento de coleta de dados pautou-se em registros de vivências e observações pertinentes ao objetivo proposto, ocorridas no contexto da investigação. Os resultados indicam o potencial do espaço escolar e de educadores promotores de resiliência e reconcepção do ato de educar como processo humanizador, com repercussões junto à família e à comunidade na ressignificação da convivência social.

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Publicado

2019-12-08

Como Citar

Silveira, N. D. R., & Simões A. C. (2019). AÇÕES EDUCATIVAS SOLIDÁRIAS E SUPERAÇÃO DE FRAGILIDADES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADES: DESLOCAMENTOS RESILIENTES. Cordis: Revista Eletrônica De História Social Da Cidade, (20), 339–377. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/cordis/article/view/46341