S ANOS INICIAIS DA MASSIFICAÇÃO DA MIGRAÇÃO CONGOLESA PARA A BÉLGICA: A NARRATIVA DO JORNAL LE SOIR

Autores

  • José Renato de Campos Araújo Em memória do professor José Renato de Campos Araújo. Era doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICMP) e professor-doutor na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Ele nos deixou prematuramente em janeiro de 2019.
  • Felipe Antonio Honorato Mestre em Estudos Culturais pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP)

Palavras-chave:

Diáspora congolesa, Imigração, Bélgica, República Democrática do Congo, República do Zaire

Resumo

Este artigo tem como objetivo realizar uma interpretação da narrativa construída pelo jornal Le Soir sobre a comunidade congolesa em Bruxelas durante o lapso temporal compreendido entre 1989 e 2000. Para isso, foi feita uma análise de reportagens do periódico belga que falem sobre o cotidiano no Matongé, reduto da comunidade congolesa em Bruxelas.

Downloads

Publicado

2019-12-08

Como Citar

Araújo J. R. de C., & Honorato, F. A. (2019). S ANOS INICIAIS DA MASSIFICAÇÃO DA MIGRAÇÃO CONGOLESA PARA A BÉLGICA: A NARRATIVA DO JORNAL LE SOIR. Cordis: Revista Eletrônica De História Social Da Cidade, (20), 378–414. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/cordis/article/view/46342