QUO VADIS OU VIAE TENEBRIS: A SOCIAL DEMOCRACIA ENTRE A APORIA REVOLUCIONÁRIA E A POÍESIS REFORMISTA

Autores

  • Vanessa Ribeiro Simon Cavalcanti
  • Antonio Carlos da Silva

Palavras-chave:

Teoria Crítica, Tempo Presente, Direitos Humanos, Pobreza

Resumo

A História do Tempo Presente revela fortes tendência de assinalar ranços e avanços no que concerne o campo dos Direitos Humanos. Da mesma maneira que foram promovidas agendas, ações e abordagem jurídico-institucional, as dimensões sociais e econômicas também foram violadas. A pobreza e as múltiplas vulnerabilizações e exclusões não deixaram de estar em pauta. Neste contexto, o objetivo desse artigo é analisar, a partir da Teoria Crítica, se chegamos ao “ponto de mutação” ou se as crises apresentadas no último século não revelam desigualdades e processos de recrudescimento e caráter reformista. Com base na revisão historiográfica recente, o viés qualitativo e método histórico-dialético são focos da análise apresentada.

Biografia do Autor

Vanessa Ribeiro Simon Cavalcanti

Pós-doutora pela Universidad de Salamanca (Espanha) e Doutora em Humanidades pela Universidad de Leon (Espanha). Mestre em História Social pela PUC-SP. Docente investigadora dos programas de doutorado e mestrado em Políticas Sociais e Cidadania e Família na Sociedade Contemporânea da Universidade Católica do Salvador (UCSAL). Integrante do NEDH/UCSAL e do Instituto de Sociologia da Universidade do Porto (Portugal).

Antonio Carlos da Silva

Doutor em Ciências Sociais pela Universidad de Leon (España) com pós-doutorado no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES/UC). Docente investigador do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Cidadania da Universidade Católica do Salvador (UCSAL) e coordenador do Núcleo de Estudos sobre Educação e Direitos Humanos (NEDH/UCSAL).

Downloads

Publicado

2021-04-17

Como Citar

Cavalcanti, V. R. S., & Silva, A. C. da. (2021). QUO VADIS OU VIAE TENEBRIS: A SOCIAL DEMOCRACIA ENTRE A APORIA REVOLUCIONÁRIA E A POÍESIS REFORMISTA. Cordis: Revista Eletrônica De História Social Da Cidade, 2(25), 31–60. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/cordis/article/view/53914